9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:284-3


Poster (Painel)
284-3PREVALENCIA DO USO DE DROGAS LICITAS ENTRE OS ESTUDANTES DE MEDICINA, MEDICINA VETRERINARIA E DIREITO DIURNO DO 5º SEMESTRE DA UNIDERP ANHANGUERA
Autores:Alexandre Bassaneze Bernardo (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Elmer Bruno da Silva Salviano (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Estevao Barbosa da Cruz (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Guilherme Gobbi Neto (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Ingridy Valerio Normando (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Luiz Augusto Possi Junior (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Tayna Sanches Santiago (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL)

Resumo

INTRODUÇAO O ESTUDO DA FREQÜÊNCIA COM QUE OS ACADÊMICOS DE MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA E DIREITO USAM DROGAS LÍCITAS SE FAZ IMPORTANTE, SABENDO QUE ESTE GRUPO, ASSIM COMO TODOS JOVENS CONSUMIDORES DE ENTORPECENTES, TEM UMA TENDÊNCIA MAIOR A SE ENVOLVER EM BRIGAS E ACIDENTES DE TRANSITO. APESAR DE SE SABER QUE OS JOVENS SÃO OS MAIS PROPENSOS AO VICIO DESSAS SUBSTÂNCIAS, NÃO SE SABE, TODAVIA SE OS ÍNDICES SÃO MAIS ELEVADOS NOS CURSOS QUE EXIGEM MAIS DOS ACADÊMICOS, DE FORMA QUE ESTES USEM DO VICIO COMO UM ESCAPE DA COBRANÇA E RESPONSABILIDADE QUE LHES SÃO ATRIBUÍDAS PRECOCEMENTE. ASSIM SENDO, ESTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE SERVIR COMO FERRAMENTA PARA A ANALISE DA FREQÜÊNCIA COM QUE O ESTUDANTE DE MEDICINA ADERE AO VICIO EM RELAÇÃO AOS OUTROS CURSOS TAMBÉM ANALISADOS. OBJETIVO O OBJETIVO DESTE PROJETO É ANALISAR O NÚMERO DE CONSUMIDORES DE DROGAS LÍCITAS NOS TRÊS CURSOS: MEDICINA (INTEGRAL), MEDICINA VETERINÁRIA (INTEGRAL) E DIREITO (DIURNO); RELACIONAR O NÚMERO DE CONSUMIDORES DE DROGAS LÍCITAS QUANTO A IDADE E SEXO; COMPARAR O NÚMERO DE PESSOAS QUE USAM AS DROGAS LÍCITAS ENTRE OS 3 CURSOS; COMPARAR A QUANTIDADE CONSUMIDA ENTRE OS ACADÊMICOS DOS 3 CURSOS EM MÉDIA DURANTE O PERÍODO ESTIPULADO. METODO METODO É QUANTITATIVO. SERÁ REALIZADO O ESTUDO DE SERIE DE CASOS, ATRAVES DE ENTREVISTA COM ISNTRUMENTO FECHADO. O ESTUDO PROSPECTIVO TRANSVERSAL SERÁ REALIZADO NA UNIDERP ANHANGUERA, COMPREENDENDO ALUNOS DO 5 SEMESTRE DE 2010 DOS INFORMADOS CURSOS, DURANTE 6 MESES. A COLETA DE DADOS É DO TIPO PROBABILISTICA. RESULTADO O PRESENTE PROJETO AINDA NÃO FOI EFETIVADO, PORTANTO NÃO HÁ RESULTADOS. CONCLUSAO É DE SUMA IMPORTANCIA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, POIS OS PROPRIOS ALUNOS PODERAO VER COMO ESTAO SUJEITOS A VARIAS INFLUENCIAS DO MEIO EM QUE VIVEM, PERCEBENDO ASSIM QUE O MUNDO DO TABAGISMO E ETILISMO NÃO É UMA REALIDADE DISTANTE. CONCLUIMOS TAMBÉM QUE APESAR DE SEREM ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR PODEREMOS TER DIFICULDADES NA OBTENÇÃO DE DADOS NO QUESTIONARIO, POIS OS CONCEITOS DE TABAGISMO E ETILISMO NÃO SÃO TOTALMENTE ESCLARECIDOS PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES.


Palavras-chave:  drogas, estudantes, medicina