9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:284-2


Poster (Painel)
284-2INSERÇÃO PRECOCE DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DA UNIDERP NA PRÁTICA MÉDICA
Autores:Alexandre Bassaneze Bernardo (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Ingridy Valerio Normando (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Jullyana Mendonca Souza (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL)

Resumo

CARACTERIZAÇAO DO PROBLEMA: O ABP (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS), METODO UTILIZADO PELO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP, INSERE O ACADEMICO DESDE O INICIO DO CURSO EM UBSFS E HOSPITAIS COM O INTUITO DE ATINGIR OS SEGUINTES OBJETIVOS: INSERIR O ALUNO PRECOCEMENTE EM ATIVIDADES PRÁTICAS RELEVANTES PARA A SUA FUTURA VIDA PROFISSIONAL; UTILIZAR DIFERENTES CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERMITINDO AO ALUNO CONHECER E VIVENCIAR SITUAÇÕES VARIADAS DE VIDA,DE TRABALHO EM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL; PROPICIAR A INTERAÇÃO DO ALUNO COM USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DESDE O INICIO DE SUA FORMAÇÃO, PROPORCIONANDO AO ALUNO LIDAR COM PROBLEMAS REAIS, ASSUMINDO RESPONSABILIDADES CRESCENTES COMO AGENTE PRESTADOR DE CUIDADOS E ATENÇÃO, COMPATÍVEIS COM SEU GRAU DE AUTONOMIA, QUE SE CONSOLIDA NA GRADUAÇÃO COM O INTERNATO; ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO VINCULAR A FORMAÇÃO MÉDICO-ACADÊMICA AS NECESSIDADES SOCIAIS DA SAÚDE, COM ÊNFASE NO SUS. DESCRIÇAO DA EXPERIENCIA: DESDE O PRIMEIRO ANO OS ACADEMICOS TEM EM SUA CARGA HORARIA DOIS DIAS DA SEMANA RESERVADOS COM A REALIDADE PRATICA DO MEDICO. SENDO ASSIM, DIVIDIDOS EM DOIS CENÁRIOS, PRIMEIRO EM NIVEL PRIMÁRIO DE ATENDIMENTO, ONDE CUMPREM OS OBJETIVOS DO MODULO PINESC (PROGRAMA INTER DISCIPLINAR ENSINO SERVIÇO COMUNIDADE), E NIVEL TERCIARIO DE ATENDIMENTO ONDE PODEM VIVENCIAR A REALIDADE DO HOSPITAL ESCOLA, SANTA CASA DE MISERICORDIA, ONDE REALIZAM AS ATIVIDADES DO MODULO DE HABILIDADES MÉDICAS. NO PINESC OS ALUNOS TEM COMO OBJETIVO ATUAR EM CONJUNTO COM A EQUIPE MULTI DISCIPLINAR. EFEITOS ALCANÇADOS: FORMAÇAO DE UM MEDICO COM FORMAÇÃO GENERALISTA, HUMANISTA, CRÍTICA E REFLEXIVA. CAPACITADO A ATUAR, PAUTADO EM PRINCÍPIOS ÉTICOS, NO PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA EM SEUS DIFERENTES NÍVEIS DE ATENÇÃO, COM AÇÕES DE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO, RECUPERAÇÃO E REABILITAÇÃO À SAÚDE, NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE DA ASSISTÊNCIA, COM SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E COMPROMISSO COM A CIDADANIA, COMO PROMOTOR DA SAÚDE INTEGRAL DO SER HUMANO. RECOMENDAÇOES A INTEGRACAO DOS MODULOS LONGITUDINAIS COM OS MODULOS TRANSVERSAIS, DANDO NOS OPORTUNIDADE DE VIVENCIARMOS PRATICA COM A TEORIA


Palavras-chave:  inserção, medicina, prática