<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:284-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">284-2</td><td><b>INSERO PRECOCE DOS ACADMICOS DE MEDICINA DA UNIDERP NA PRTICA MDICA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Alexandre Bassaneze Bernardo </u> (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Ingridy Valerio Normando (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Jullyana Mendonca Souza (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) ; Nataly Saucedo Perez (UNIDERP - UNIV. P/ DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIAO DO PANTANAL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAAO DO PROBLEMA: O ABP (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS), METODO UTILIZADO PELO CURSO DE MEDICINA DA UNIDERP, INSERE O ACADEMICO DESDE O INICIO DO CURSO EM UBSFS E HOSPITAIS COM O INTUITO DE ATINGIR OS SEGUINTES OBJETIVOS: INSERIR O ALUNO PRECOCEMENTE EM ATIVIDADES PRTICAS RELEVANTES PARA A SUA FUTURA VIDA PROFISSIONAL; UTILIZAR DIFERENTES CENRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERMITINDO AO ALUNO CONHECER E VIVENCIAR SITUAES VARIADAS DE VIDA,DE TRABALHO EM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL; PROPICIAR A INTERAO DO ALUNO COM USURIOS E PROFISSIONAIS DE SADE DESDE O INICIO DE SUA FORMAO, PROPORCIONANDO AO ALUNO LIDAR COM PROBLEMAS REAIS, ASSUMINDO RESPONSABILIDADES CRESCENTES COMO AGENTE PRESTADOR DE CUIDADOS E ATENO, COMPATVEIS COM SEU GRAU DE AUTONOMIA, QUE SE CONSOLIDA NA GRADUAO COM O INTERNATO; ATRAVS DA INTEGRAO ENSINO-SERVIO VINCULAR A FORMAO MDICO-ACADMICA AS NECESSIDADES SOCIAIS DA SADE, COM NFASE NO SUS. DESCRIAO DA EXPERIENCIA: DESDE O PRIMEIRO ANO OS ACADEMICOS TEM EM SUA CARGA HORARIA DOIS DIAS DA SEMANA RESERVADOS COM A REALIDADE PRATICA DO MEDICO. SENDO ASSIM, DIVIDIDOS EM DOIS CENRIOS, PRIMEIRO EM NIVEL PRIMRIO DE ATENDIMENTO, ONDE CUMPREM OS OBJETIVOS DO MODULO PINESC (PROGRAMA INTER DISCIPLINAR ENSINO SERVIO COMUNIDADE), E NIVEL TERCIARIO DE ATENDIMENTO ONDE PODEM VIVENCIAR A REALIDADE DO HOSPITAL ESCOLA, SANTA CASA DE MISERICORDIA, ONDE REALIZAM AS ATIVIDADES DO MODULO DE HABILIDADES MDICAS. NO PINESC OS ALUNOS TEM COMO OBJETIVO ATUAR EM CONJUNTO COM A EQUIPE MULTI DISCIPLINAR. EFEITOS ALCANADOS: FORMAAO DE UM MEDICO COM FORMAO GENERALISTA, HUMANISTA, CRTICA E REFLEXIVA. CAPACITADO A ATUAR, PAUTADO EM PRINCPIOS TICOS, NO PROCESSO DE SADE-DOENA EM SEUS DIFERENTES NVEIS DE ATENO, COM AES DE PROMOO, PREVENO, RECUPERAO E REABILITAO SADE, NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE DA ASSISTNCIA, COM SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E COMPROMISSO COM A CIDADANIA, COMO PROMOTOR DA SADE INTEGRAL DO SER HUMANO. RECOMENDAOES A INTEGRACAO DOS MODULOS LONGITUDINAIS COM OS MODULOS TRANSVERSAIS, DANDO NOS OPORTUNIDADE DE VIVENCIARMOS PRATICA COM A TEORIA </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;insero, medicina, prtica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>