9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:282-1


Poster (Painel)
282-1Residência multiprofissional em saúde: uma tecnologia de formação sintonizada com as necessidades da Atenção Primária à Saúde no contexto do SUS?
Autores:Egidio Antonio Demarco Cristianne Fames Rocha, Julio Baldisseroto (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi implementada pelo Ministério da Saúde, em 1994 – inicialmente como Programa e posteriormente redefinida como Estratégia –, para orientar o sistema de saúde brasileiro para a Atenção Primária à Saúde. Desde então, a ampliação da cobertura de equipes de ESF é uma das metas do Ministério da Saúde; conta-se atualmente com cerca de 30.000 equipes espalhadas pelo país. Considera-se que, em uma reorientação desta magnitude, a adequação do perfil dos profissionais que atuam no sistema de saúde pode significar um grande diferencial na estruturação do mesmo. A instituição da Residência Multiprofissional em Saúde, em 2005, também foi uma das políticas direcionadas no sentido de buscar esta adequação. O Grupo Hospitalar Conceição – instituição de saúde do Rio Grande do Sul vinculada ao Ministério da Saúde – passou a oferecer formação multiprofissional em 2004, com a criação da Residência Integrada em Saúde. O objetivo deste estudo é avaliar a adequação do Programa da Residência Integrada em Saúde, na ênfase Saúde da Família e Comunidade, como tecnologia de formação apropriada ao fortalecimento da APS no contexto do SUS, através de dados coletados junto a egressos desse Programa de Residência. Métodos: Delineamento: estudo descritivo do tipo série de casos. A metodologia avaliativa será um estudo quali-quantitativo.População da pesquisa: 74 profissionais egressos do Programa Residência Integrada em Saúde, ênfase em Saúde da Família e Comunidade, formados no período compreendido entre os anos 2005 - 2008. Instrumentos: Na etapa quantitativa, será utilizado um questionário estruturado, em formato auto aplicável, que será enviado aos sujeitos da pesquisa, no qual se pretende identificar, na dinâmica desta modalidade de formação, os fatores que facilitam ou dificultam o aperfeiçoamento da APS no SUS. Na etapa qualitativa, se buscará saber qual o papel exercido pela formação no desenvolvimento de suas atividades, através de uma entrevista. A análise das variáveis estudadas, na etapa quantitativa, será através da distribuição absoluta e relativa, bem como média e desvio padrão. O programa utilizado nesta análise será o SPSS 16.0. Para a análise das entrevistas, da etapa qualitativa, será empregada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: o estagio da pesquisa é a fase final da coleta de dados, tendo como data prevista para ser finalizada esta etapa o dia 15/04/2009.


Palavras-chave:  Atenção primária à saúde, formação em serviço, residência multiprofissional em saúde