9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:275-1



275-1VER-SUS/GHC: 15 dias de reflexão, trocas, aprendizado, convivência e amizade entre estudantes de diversos cursos de graduação da saúde.
Autores:Leandro Ravel de Freitas Ventura (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Aline Triches Dani (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Uma das percepções enriquecedoras no VER-SUS/GHC 2009, foram os momentos vividos nos estabelecimentos de saúde. Onde acompanhamos em pequenos grupos a rotina dos profissionais da saúde e conversamos com alguns usuários dos serviços de saúde. Pude acompanhar em três oportunidades inesperadas o atendimento de uma senhora do interior do estado do Rio Grande do Sul. Conversei com o seu esposo que denominarei de senhor B. Na primeira conversa com ele, o médico que estava tratando da sua esposa, ia esclarecê-lo sobre todos os procedimentos da operação. Lembro de ter perguntado se gostaria que fosse feita alguma alteração quanto ao seu atendimento e ele respondeu que tinha sido bem atendido. Na segunda conversa com o senhor B, ele confirmou o sucesso da operação e a boa recuperação da sua esposa no leito hospitalar. E finalmente na terceira conversa, três dias depois, a alegria do mesmo pela alta da sua esposa e o regresso para sua cidade. Seriam necessárias muitas linhas para tantos relatos e impressões perpassadas em 15 dias de vivência. A vivência é o diferencial do VER-SUS, pois parte de uma cartografia, isto é, o indivíduo é inserido na experiência-vivência para só depois, partindo da ótica de dentro da experiência, construir o caminho a ser desenvolvido pelo grupo. Os acadêmicos que participaram da vivência trocaram experiências interdisciplinarmente, pois eram várias as áreas da saúde envolvidas. Isso trouxe uma riqueza de visões e percepções para o grupo que só contribuiu para o aprendizado em conjunto. Um dos objetivos do VER-SUS é estimular a troca de conhecimento entre os acadêmicos envolvidos na vivência em relação a sua profissão e as outras profissões da área da saúde. Conhecer o SUS em funcionamento e as relações dos profissionais envolvidos nele é uma marca do VER-SUS. Essa idéia funde prática com teoria na medida certa. Por isso o VER-SUS torna-se inovador, pois agrupa indivíduos de várias áreas da saúde em experiências em grupo. Há uma troca intensa de percepções, idéias, sugestões que indivíduos criam em contato com as experiências e o grupo VER-SUS as socializa. Os conceitos e as disciplinas do meu curso de Psicologia tornaram-se mais instigantes, pois nas rodas de discussão, as experiências por mim relatadas, contribuíram para o aprendizado da minha turma do 2º semestre. Particularmente as experiências da vivência no VER-SUS/GHC, trouxeram-me uma visão mais holística da “Saúde” e principalmente de como é possível “Produzir Saúde”.


Palavras-chave:  VER-SUS/GHC, Experiências Interdisciplinares, Formação para a Saúde