9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:273-2



273-2ESTIGMA E DESCONHECIMENTO EM HANSENOLOGIA: DESAFIOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO ACADEMICA EM FISIOTERAPIA.
Autores:Antônia de Brito Araújo (UFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do Piauí) ; Jordana Maia Dias (UFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do Piauí) ; Daniella Veras E Silva (UFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do Piauí) ; Marcos Terto Machado (UFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do Piauí) ; Ana Karine de Figueiredo Moreira (UFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do PiauíUFPI - Universidade Federal do Piauí)

Resumo

INTRODUÇÃO: A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, com alta infectividade, baixa patogenicidade e evolução lenta. Acomete o sistema nervoso periférico e a pele, com grande potencial incapacitante,sendo ainda considerada um problema de saúde pública no Brasil, havendo, portanto a necessidade de sua valorização como tema na formação dos profissionais da saúde, para o desenvolvimento de competências e habilidades para a prevenção, o tratamento e a reabilitação do paciente. A avaliação periódica de prevenção de incapacidades físicas é parte integrante do acompanhamento do paciente com hanseníase, considerada etapa fundamental da atuação da Fisioterapia dermato-funcional. O estudo sobre a intervenção fisioterápica na patologia ainda é pouco explorado, necessitando ser melhor investigado para que seus resultados sejam conhecidos no meio acadêmico e na comunidade em geral. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi descrever a relação entre o conhecimento dos acadêmicos de fisioterapia sobre hansenologia e o processo de ensino-aprendizagem na sua formação profissional. MÉTODO: Tratou-se de uma pesquisa participante realizada com os professores, monitores e acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí – UFPI, durante atividades de estágio supervisionado da disciplina de clínica dermatológica em um Hospital Colônia de Parnaíba, Piauí. Os pesquisadores investigaram os conhecimentos sobre hanseníase entre estudantes de fisioterapia e, a partir da problematização com base na teoria do Arco de Maguerez, todos os participantes tiveram um papel ativo na realidade situacional, buscando modificá-la. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que tais graduandos apresentavam um nível de compreensão elementar e incompleto sobre a hanseníase e a atuação do profissional fisioterapeuta, estando presente o estigma da doença e o preconceito principalmente pela forma de contagio. Diante do exposto, viu-se a necessidade de implementar um programa de educação permanente direcionada aos docentes e aos monitores da disciplina sobre os desafios, os avanços e as limitações do ensino e aprendizagem no contexto da hanseníase, a fim de aprimorar a qualidade do ensino na formação acadêmica e promover a integralidade do cuidado na assistência fisioterapeutica no âmbito do SUS.


Palavras-chave:  Fisioterapia, Formação, Hansenologia