<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:273-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">273-2</td><td><b>ESTIGMA E DESCONHECIMENTO EM HANSENOLOGIA: DESAFIOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAO ACADEMICA EM FISIOTERAPIA.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Antnia de Brito Arajo (UFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do Piau) ; Jordana Maia Dias (UFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do Piau) ; Daniella Veras E Silva (UFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do Piau) ; Marcos Terto Machado (UFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do Piau) ; <u>Ana Karine de Figueiredo Moreira </u> (UFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do PiauUFPI - Universidade Federal do Piau) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>INTRODUO: A Hansenase uma doena infecto-contagiosa, com alta infectividade, baixa patogenicidade e evoluo lenta. Acomete o sistema nervoso perifrico e a pele, com grande potencial incapacitante,sendo ainda considerada um problema de sade pblica no Brasil, havendo, portanto a necessidade de sua valorizao como tema na formao dos profissionais da sade, para o desenvolvimento de competncias e habilidades para a preveno, o tratamento e a reabilitao do paciente. A avaliao peridica de preveno de incapacidades fsicas parte integrante do acompanhamento do paciente com hansenase, considerada etapa fundamental da atuao da Fisioterapia dermato-funcional. O estudo sobre a interveno fisioterpica na patologia ainda pouco explorado, necessitando ser melhor investigado para que seus resultados sejam conhecidos no meio acadmico e na comunidade em geral. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi descrever a relao entre o conhecimento dos acadmicos de fisioterapia sobre hansenologia e o processo de ensino-aprendizagem na sua formao profissional. MTODO: Tratou-se de uma pesquisa participante realizada com os professores, monitores e acadmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Piau  UFPI, durante atividades de estgio supervisionado da disciplina de clnica dermatolgica em um Hospital Colnia de Parnaba, Piau. Os pesquisadores investigaram os conhecimentos sobre hansenase entre estudantes de fisioterapia e, a partir da problematizao com base na teoria do Arco de Maguerez, todos os participantes tiveram um papel ativo na realidade situacional, buscando modific-la. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que tais graduandos apresentavam um nvel de compreenso elementar e incompleto sobre a hansenase e a atuao do profissional fisioterapeuta, estando presente o estigma da doena e o preconceito principalmente pela forma de contagio. Diante do exposto, viu-se a necessidade de implementar um programa de educao permanente direcionada aos docentes e aos monitores da disciplina sobre os desafios, os avanos e as limitaes do ensino e aprendizagem no contexto da hansenase, a fim de aprimorar a qualidade do ensino na formao acadmica e promover a integralidade do cuidado na assistncia fisioterapeutica no mbito do SUS.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Fisioterapia, Formao, Hansenologia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>