9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:271-1



271-1EDUCAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL: PRÁTICAS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Autores:Filipi Vieira Amorim (UNIPLAC - Universidade do Planalto CatarinenseFAPESC - Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de SC) ; Tatiane Muniz Barbosa (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense)

Resumo

O modelo de vida consumista moderno e o processo de urbanização decorrente em todo o mundo, aliado ao cultivo intenso de monoculturas e as emissões de gases poluentes, são fatores que põem em risco as condições de saúde da população e o meio ambiente. Assim, educar para formar sujeitos críticos e atuantes para o bem-estar das pessoas, só é possível quando se delineam práticas pedagógicas reflexivas, assumidas como compromisso social e experenciadas com formação de qualidade. Os debates da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental destacam o desafio que as necessidades em saúde das pessoas devem ser focalizadas em ações resolutivas e articuladas aos fatores ambientais, e assinala a importância da sociedade compreender a responsabilidade e assumir novas formas de participação nos processos de manejo da gestão ambiental na interrelação com a saúde. A OMS define Saúde Ambiental como as consequências na saúde da interação entre a população humana e o meio ambiente físico, seja ele natural ou transformado pelo homem. A presente pesquisa busca investigar os aspectos trabalhados na formação dos acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Planalto Catarinense em Lages-SC, segundo egressos e professores desse curso, em relação à educação ambiental e à preparação de biólogos para discuti-las. A pesquisa, qualitativa, terá como participantes professores de diferentes formações de graduação e em atividades no curso no período da coleta de dados, e egressos formados nos últimos 3 anos. Os dados referentes à atuação dos professores serão coletados através de entrevista semi-estruturada e o que se refere aos egressos será coletado por meio de grupo focal; registrando-se o respeito às diretrizes éticas da Resolução 196/96 do CNS. Os materiais coletados serão interpretados com base na análise de conteúdo e espera-se que indiquem práticas pedagógicas, ou a revisitação dessas, em prol da educação ambiental numa dimensão ampla que contemple, sobretudo, a saúde humana. Desse modo, acredita-se que investigar as práticas pedagógicas no que se refere à educação ambiental no ensino superior significa assumir que a educação e a formação são fontes consideráveis para vivenciarmos processos de mudanças no que diz respeito à população. Tende-se a efetivar no contexto das práticas do SUS o cuidado relacionado ao meio ambiente, às habitações saudáveis e às práticas complementares que reabilitam, previnem e, impactam na educação e promoção de saúde.


Palavras-chave:  Meio ambiente, Práticas pedagógicas, Saúde ambiental