9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:270-3


Poster (Painel)
270-3Ninguém nos estuda,ninguém nos conhece. Somos jovens. A Experiência da Càtedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade na aproximação do tema das juventudes aos cursos de graduação na área da saúde da Universidade Católica de Brasília .
Autores:Marcos Luis Grams (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Joaquim de Oliveira Machado (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Vanessa Santos de Oliveira (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Candido Alberto Gomes (UCB - Universidade Católica de Brasília)

Resumo

A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, criada em 2007 pela Universidade Católica de Brasília e aprovada pela UNESCO em 2008, foi inaugurada em 14 de Agosto de 2008 e constitui o nó de uma rede internacional de pesquisa, ensino e extensão, a respeito de um tema chave das sociedades no mundo: a juventude (ou juventudes, variando conforme sua classe e circunstâncias sociais). Trata-se de grupo vulnerável, em tempo de espera, caracterizado em especial no Brasil pelo alto desemprego e pela autoria e vitimização da/pela violência. Sua importância estratégica se expressa no protagonismo que a levará a assumir a escrita da História das suas sociedades. O objetivo da Cátedra é o estabelecimento de um centro de excelência na geração de conhecimentos sobre a juventude, em perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, associando o ensino de graduação, o ensino de pós-graduação, a pesquisa e a extensão. Para tanto, agrega uma rede de 16 Universidades em âmbito iberoamericano, bem como um grupo de ONGs e OSCIPs atuantes no tema. O objetivo do presente trabalho é o relato das possibilidades e realizações da Cátedra UNESCO na UCB, especialmente aquelas voltadas para a promoção da transdisciplinaridade focada no tema das juventudes, entre os diversos cursos da área da saúde da UCB. Dentre outras, destaca-se a realização de pesquisas no campo da Qualidade de Vida de acadêmicos dos cursos de saúde da UCB, a articulação entre as atividades de campo das diversas disciplinas do Núcleo de Saúde Coletiva da UCB e distintas escolas da periferia do DF, a promoção de Ciclos de Estudos com temas ligados às Juventudes, Educação, Saúde e Direitos Humanos.


Palavras-chave:  Cátedra UNESCO de Juventudes, Interdisciplinaridade, Políticas públicas em educação e saúde