9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:270-2



270-2Inovar para superar desafios na formação em graduação: a experiência do Núcleo de Saúde Coletiva como espaço interdisciplinar dos cursos de graduação em saúde da Universidade Católica de Brasilia -DF.
Autores:Marcos Luis Grams (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Patricia Silvestre Limeira (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Marley Mendonça Alves (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Juliana Toledo (UCB - Universidade Católica de Brasília)

Resumo

A partir da consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais relativas aos diversos Cursos de Graduação oferecidos no âmbito da UCB na área da saúde, da afirmação das ações do SINAES e, principalmente, procurando adequar a formação discente na área da saúde, especialmente quanto às propostas e práticas institucionais expressos nos documentos institucionais como o PDI, o PPI, os Projetos de Curso, etc..., a Universidade Católica de Brasília propôs, desde 2007, a criação de um espaço específico, organizacional e pedagógico, capaz de articular as disciplinas e as ações no campo da promoção da interdisciplinaridade nos diversos cursos da área da saúde e entre outros setores da Universidade, como, por exemplo, a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, dentre outras. A solução foi inovadora, de forma que os conteúdos conceituais e procedimentais típicos da compreensão da sociedade e da sua interface com a saúde foram agrupados em quatro disciplinas obrigatórias a todos os cursos na área da saúde: Saúde e Sociedade (90h/1º.Sem); Vigilância em Saúde (60h/3º. Sem); Saúde nos Ciclos da Vida(60h/5º. Sem.) e Gestão em Saúde(60h/7º. Sem.), as quais passaram a formar o Núcleo de Saúde Coletiva. Na definição e arranjo organizacional das disciplinas propostas, foi dada uma forte centralidade na prática comunitária, entendendo-as inclusive como capazes de catalizar as atividades de extensão já existentes, ampliando-as e sugerindo novas possibilidades. O desafio passava a incluir a aproximação entre ensino e extensão, na busca da unicidade proposta no conceito de extensionalidade, característico da UCB. Assim, além das disciplinas, o Núcleo de Saúde Coletiva da UCB organizou-se de forma a construir parcerias intra e extra institucionais, bem como desenvolver eventos acadêmicos capazes de qualificar o campo da saúde coletiva, aproximando-o da educação permanente em saúde, da Educação popular em saúde, e, do cotidiano da construção do SUS. Objetiva-se, no presente trabalho, relatar a trajetória do Núcleo de Saúde Coletiva, da UCB, dentre os anos de 2007 a 2010, como espaço integrador e promotor de interdisciplinaridade, bem como as suas diversas realizações, como as cinco edições dos Seminários de Saúde Coletiva (SESAC), as duas edições da Jornada em Saúde Coletiva, os Seminários Temáticos em Juventudes, Saúde e Direitos Humanos e em Juventudes, Saúde e Educação, dentre outras.


Palavras-chave:  graduação em saúde, interdisciplinaridade, saúde coletiva