<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:270-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">270-1</td><td><b>SOMOS CAPAZES DE CUIDAR DE QUEM VAI CUIDAR? ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ACADMICOS INICIANTES E CONCLUINTES DA REA DE SADE DA UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marcos Luis Grams </u> (UCB - Universidade Catlica de Braslia) ; Agda Ultra de Aguiar (UCB - Universidade Catlica de Braslia) ; Levy Aniceto Santana (UCB - Universidade Catlica de Braslia) ; Viviane Portela Felix (UCB - Universidade Catlica de Braslia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A universidade responsvel pela promoo da sade junto aos pblicos que a compe, especialmente o corpo discente, sujeito e fim do processo educativo. Por outro lado, estas populaes jovens so muito pouco estudadas quanto sade. Por fim, entende-se que existem especificidades na construo das habilidades e competncias inerentes aos cursos na rea da sade, que devem levar sensibilizao dos acadmicos em relao ao seu bem-estar. Esta percepo do individuo de sua posio na vida, na cultura e sistemas de valores e em relao a seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes caracteriza, segundo a Organizao Mundial da Sade, o conceito de Qualidade de Vida (Q.V). O objetivo do estudo foi: avaliar comparativamente a Qualidade de Vida manifesta pelos acadmicos iniciantes e concluintes dos cursos da rea da sade da Universidade Catlica de Braslia. O estudo foi do tipo  corte transversal , sendo, sendo utilizado o questionrio WHOQOL-100. Para calculo de escores e estatstica descritiva foi utilizado o software proposto por Pedroso et al, 2008. Utilizando-se o software SPSS verso 15.0, os escores dos iniciantes e concluintes foram analisados pelo teste Kolmogv-Smirnov, o qual demonstrou normalidade dos dados e por isso, a comparao estatstica para verificar as diferenas entre os grupos foi realizada pelo teste t student com nvel de significncia de 5%. A amostra, de convenincia, foi de 586 acadmicos, resultando em 577 questionrios vlidos, sendo 376 iniciantes (75,2%) e 201 concluintes (77,6%). Verificou-se que houve uma tendncia diminuio geral dos escores do grupo dos concluintes. No curso de Enfermagem os concluintes apresentaram diferena positiva significativa no domnio Aspectos espirituais/religio/crenas pessoais, o que pode ser justificado pela convivncia diria com a morte, levando-os maior valorizao da vida. O curso de Farmcia obteve o maior numero de variaes significativas com aspectos negativos para os concluintes, o que pode decorrer da intensificao das praticas laboratoriais, fazendo com que o acadmico adote postura corporal inadequada. Concluiu-se que os alunos do ltimo ano se deparam com o conflito de associar a teoria com a prtica clinica, resultando em sentimentos de medo, dvida e receio, seja quanto aquisio das competncias e habilidades profissionais, seja quanto ao futuro em relao ao mercado de trabalho, dvidas da satisfao profissional e pessoal, etc...</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Jovens e Qualidade de Vida, Currculo de Graduao</td></tr></table></tr></td></table></body></html>