9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:269-2



269-2DESENHANDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA.
Autores:Camila Irigonhé Ramos (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; Luana Pozzer (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; Alzira Lewgoy (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo

Introdução: A qualidade de vida está relacionada com a saúde, com os direitos humanos, a cidadania, o acesso ao trabalho, à alimentação, ao lazer, a moradia e à escola. A escola é um lugar privilegiado para a construção de relações e ações que irão ao futuro fortalecer a participação dos indivíduos na busca por uma vida mais saudável. A analogia entre saúde e educação ocorre na medida em que as partes envolvidas trabalham em conjunto em busca de um mesmo objetivo, que resulta em benefício para todos. Uma forma de pensar e agir educativo estão vinculadas à formação de sujeitos e a construção de projetos pedagógicos voltados para o direito à vida. Dessa forma, a intervenção tem como finalidade desenvolver ações de educação em saúde no âmbito escolar, buscando a integralidade e a intersetorialidade. Objetivo: Promover o desenvolvimento de métodos e processos de educação em saúde e comunicação para acesso e apropriação do conhecimento em saúde junto aos 160 alunos, 9 professores e direção, das 5ª séries da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Alcides Cunha. Método: O processo metodológico utilizado ancora-se no planejamento participativo ,junto aos professores, estudantes, direção, residentes das áreas de nutrição, odontologia e enfermagem, e a tutora do PREMUS, através da identificação em conjunto das demandas e das temáticas para a organização das reuniões e das oficinas educativas. Os temas relacionados à saúde serão abordados de maneira interdisciplinar, integrando a saúde nos assuntos trabalhados em sala de aula nas disciplinas curriculares da 5ª série e no cotidiano destes alunos. Resultados: Como resultados parciais, temos a elaboração conjunta do projeto, e como as atividades na escola iniciaram em dezembro de 2009 e estarão acontecendo no decorrer do ano de 2010, percebe-se que já existe um vínculo entre os alunos e os residentes e entre os residentes e a Escola. Evidencia-se a motivação dos alunos da Escola Alcides Cunha em relação ao trabalho, e a expectativa dos mesmos frente às novas atividades que estão sendo propostas. Conclusão: O trabalho de educação em saúde na escola torna-se possível porque há um planejamento, execução e avaliação das ações intersetoriais e interdisciplinares visando auxiliar na formação da identidade dos jovens , assim como na construção da cidadania, além de incentivar o cuidado integral, visando à prevenção e à promoção da saúde.


Palavras-chave:  saúde, educação, qualidade de vida