<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:269-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">269-2</td><td><b>DESENHANDO A EDUCAO EM SADE: UMA CONSTRUO COLETIVA. </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Camila Irigonh Ramos </u> (PUCRS - Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul) ; Luana Pozzer (PUCRS - Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul) ; Alzira Lewgoy (PUCRS - Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: A qualidade de vida est relacionada com a sade, com os direitos humanos, a cidadania, o acesso ao trabalho, alimentao, ao lazer, a moradia e escola. A escola um lugar privilegiado para a construo de relaes e aes que iro ao futuro fortalecer a participao dos indivduos na busca por uma vida mais saudvel. A analogia entre sade e educao ocorre na medida em que as partes envolvidas trabalham em conjunto em busca de um mesmo objetivo, que resulta em benefcio para todos. Uma forma de pensar e agir educativo esto vinculadas formao de sujeitos e a construo de projetos pedaggicos voltados para o direito vida. Dessa forma, a interveno tem como finalidade desenvolver aes de educao em sade no mbito escolar, buscando a integralidade e a intersetorialidade. Objetivo: Promover o desenvolvimento de mtodos e processos de educao em sade e comunicao para acesso e apropriao do conhecimento em sade junto aos 160 alunos, 9 professores e direo, das 5 sries da Escola Estadual de Ensino Mdio Professor Alcides Cunha. Mtodo: O processo metodolgico utilizado ancora-se no planejamento participativo ,junto aos professores, estudantes, direo, residentes das reas de nutrio, odontologia e enfermagem, e a tutora do PREMUS, atravs da identificao em conjunto das demandas e das temticas para a organizao das reunies e das oficinas educativas. Os temas relacionados sade sero abordados de maneira interdisciplinar, integrando a sade nos assuntos trabalhados em sala de aula nas disciplinas curriculares da 5 srie e no cotidiano destes alunos. Resultados: Como resultados parciais, temos a elaborao conjunta do projeto, e como as atividades na escola iniciaram em dezembro de 2009 e estaro acontecendo no decorrer do ano de 2010, percebe-se que j existe um vnculo entre os alunos e os residentes e entre os residentes e a Escola. Evidencia-se a motivao dos alunos da Escola Alcides Cunha em relao ao trabalho, e a expectativa dos mesmos frente s novas atividades que esto sendo propostas. Concluso: O trabalho de educao em sade na escola torna-se possvel porque h um planejamento, execuo e avaliao das aes intersetoriais e interdisciplinares visando auxiliar na formao da identidade dos jovens , assim como na construo da cidadania, alm de incentivar o cuidado integral, visando preveno e promoo da sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;sade, educao, qualidade de vida</td></tr></table></tr></td></table></body></html>