9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:269-1


Poster (Painel)
269-1Grupo Feliz da Vida: uma maneira interdisciplinar de educação em saúde.
Autores:Camila Irigonhé Ramos (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; Luana Pozzer (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; Júlia Schneider Hermel (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo

O trabalho relatado desenvolve-se em uma Unidade de Saúde da Família, no município de Porto Alegre-RS. O inicio dos encontros ocorreu em novembro de 2009, período em que as residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, iniciaram suas atividades na unidade referida. Naquela época, a médica da unidade tinha a idéia de criar um grupo para ajudar os usuários a emagrecerem. Esta idéia surgiu da percepção dos profissionais da unidade em seus atendimentos, do número elevado de usuários com sobrepeso, obesidade e comorbidades; como por exemplo, a hipertensão arterial e o diabetes. As residentes de enfermagem, odontologia e nutrição foram convidadas a participar do primeiro encontro, que teve a seguinte frase utilizada para a divulgação: “venha participar do grupo para emagrecer”. O convite se deu através de cartazes afixados nas paredes da unidade. O foco central do encontro foi a alimentação, mas a partir daí, outros assuntos foram sendo desenvolvidos. Ao final da atividade, percebeu-se que o tema não deveria ser apenas a perda de peso, e, sim, todo o processo, sentimentos e valores agregados ao ato de comer. Surge então, o principal objetivo do grupo, que é, justamente, estimular a compreensão acerca dos fatores que estão relacionados à comensalidade, através da educação em saúde, visando a melhoria da qualidade de vida. Diante disso, os participantes foram estimulados a escolher um novo nome para o grupo, um nome que caracterizasse essa nova proposta. É assim que nasce o “Feliz da Vida”. Após este encontro a residente de nutrição assume a coordenação do grupo, contando sempre com a participação da médica e das residentes de enfermagem, odontologia e psicologia. A construção dos temas de cada encontro é um exercício realizado com os participantes, isso possibilita a troca de conhecimentos e saberes entre usuários e profissionais da saúde. Os resultados podem ser percebidos através satisfação dos participantes e da permanência dos mesmos nos encontros. Além disso, os próprios usuários realizam a divulgação das atividades junto à comunidade para trazer novos participantes ao grupo. A partir da experiência relatada, evidencia-se a importância do trabalho interdisciplinar e a participação ativa dos usuários na construção de uma melhor qualidade de vida.


Palavras-chave:  educação em saúde, qualidade de vida, trabalho interdisciplinar