9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:266-1


Poster (Painel)
266-1A enfermagem contribuindo na prevenção da doença renal crônica em diabéticos e hipertensos, numa ESF de Chapecó (SC) fundamentada na teoria do autocuidado
Autores:Tania Maria Ascari (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Ilisângela Kuster (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Renata Batassini (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Jussara de Lima (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

Resumo

A doença renal crônica (DRC) é considerada como um importante problema de saúde pública, devido a sua alta incidência e prevalência, tendo um custo social e econômico elevado, a qual vem se destacando entre as doenças crônicas mais comuns, sendo geralmente decorrente de outras patologias de maior incidência como o Diabetes Mellitus (DM) e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), as quais são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento da insuficiência renal crônica, cujo processo muitas vezes se instala silenciosa e assintomaticamente. Estima-se que no Brasil existam mais de dois milhões de brasileiros portadores de alguma disfunção renal. O objetivo da prática assistencial de enfermagem foi contribuir na prevenção da Doença Renal Crônica em pacientes hipertensos e diabéticos da ESF, área 124, de um bairro de Chapecó (SC), através de práticas educativas voltadas para o autocuidado, baseadas no sistema de apoio-educação de Dorothea E Orem. Utilizou-se como metodologia de trabalho com os pacientes as oficinas educativas, visitas domiciliares e consultas de enfermagem. Com a equipe de saúde as ações educativas foram voltadas para a prevenção da DRC através da revisão e aquisição de novos conhecimentos sobre a DRC, que apesar de estarem explícitas nas políticas públicas de saúde, são pouco divulgadas. A prática assistencial possibilitou o desenvolvimento de atividades educativas que despertaram nos pacientes suas capacidades de autocuidar-se, bem como sua corresponsabilidade no cuidado à sua saúde. Ressalta-se que as ações desenvolvidas junto aos grupos e equipe foram adequadas e pertinentes, sendo que houve a ampliação de conhecimentos por parte de pacientes e equipe, evidenciados nas avaliações finais. Acredita-se que ações que visam o autocuidado dos pacientes hipertensos e diabéticos para a prevenção da DRC, devem ser efetivamente implementadas na rede pública de saúde.


Palavras-chave:  Enfermagem, DRC, Autocuidado