262-1 | O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO | Autores: | Carine Vendruscolo (UNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓ) ; Adriana Hillesheim (UNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓ) ; Ivete Manoso Krauzer (UNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓ) ; Maria Elisabeth Kleba (UNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓ) |
Resumo Caracterização do Problema: Os cursos da área da saúde têm apresentado propostas curriculares com enfoque predominantemente biologizante. As políticas de saúde e da educação aprovadas nas últimas décadas no Brasil exigem das Instituições de Ensino Superior projetos pedagógicos adequados às necessidades dos usuários e dos serviços do SUS, coerentes com o conceito ampliado da saúde. A Unochapeco vem incluindo atividades de interação ensino-serviço que intensificam o estreitamento das relações entre instituição formadora e serviços de saúde, oportunizando o processo de aprendizagem com base em vivências na realidade. Descrição da Experiência: A experiência foi desenvolvida em 2008, na disciplina Gestão e Gerência em Saúde Coletiva, oitavo período do curso de Enfermagem. Objetivou inserir estudantes na realidade do trabalhador da Estratégia Saúde da Família por meio de sua participação ativa no processo de planejamento, visando contribuir à resolução de situações-problema. Para atuação teórico-prática, optou-se pelo Planejamento Estratégico Situacional (PES), aplicado em cinco centros de saúde do município de Chapecó/SC. Os estudantes vivenciaram o cotidiano dos trabalhadores, participaram de rotinas do serviço, para diagnosticar situações problema e desenvolver com a equipe os quatro momentos do PES: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Efeitos alcançados: A inserção na realidade dos trabalhadores, a partir da abordagem crítico-reflexiva, possibilita a formação de profissionais preparados para atuar em consonância com os objetivos da ESF: humanização da assistência, ênfase na promoção da saúde, assistência domiciliar e resolutividade na atenção básica. A experiência consolidou a relação entre teoria e prática das ações do SUS e contribuiu para o enfrentamento dos problemas da equipe, oportunizando a interação ensino-serviço, por meio da convivência entre estudantes e trabalhadores. Recomendações - A política da Educação Permanente em Saúde é voltada à análise dos processos de trabalho, visando resolver problemas eleitos como prioritários pelos atores envolvidos. A qualificação da formação das equipes de saúde com a ampliação da capacidade resolutiva dos serviços requer experiências que promovam relações mais dialógicas entre academia e serviço, garantindo a efetiva implementação dos princípios do SUS nos espaços de cuidado, de gestão e de ensino na saúde. Apoio: Pró-Saúde/Unochapecó Palavras-chave: ESUCAÇÃO PERMENENTE, PLANEJAMENTO, SAÚDE DA FAMÍLIA |