<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:262-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">262-1</td><td><b>O PLANEJAMENTO ESTRATGICO SITUACIONAL NA ESTRATGIA SADE DA FAMLIA: ATIVIDADE DE INTEGRAO ENSINO-SERVIO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Carine Vendruscolo </u> (UNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPEC) ; Adriana Hillesheim (UNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPEC) ; Ivete Manoso Krauzer (UNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPEC) ; Maria Elisabeth Kleba (UNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPECUNOCHAPEC - UNIVERSIDADE DA REGIO DE CHAPEC) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do Problema: Os cursos da rea da sade tm apresentado propostas curriculares com enfoque predominantemente biologizante. As polticas de sade e da educao aprovadas nas ltimas dcadas no Brasil exigem das Instituies de Ensino Superior projetos pedaggicos adequados s necessidades dos usurios e dos servios do SUS, coerentes com o conceito ampliado da sade. A Unochapeco vem incluindo atividades de interao ensino-servio que intensificam o estreitamento das relaes entre instituio formadora e servios de sade, oportunizando o processo de aprendizagem com base em vivncias na realidade. Descrio da Experincia: A experincia foi desenvolvida em 2008, na disciplina Gesto e Gerncia em Sade Coletiva, oitavo perodo do curso de Enfermagem. Objetivou inserir estudantes na realidade do trabalhador da Estratgia Sade da Famlia por meio de sua participao ativa no processo de planejamento, visando contribuir resoluo de situaes-problema. Para atuao terico-prtica, optou-se pelo Planejamento Estratgico Situacional (PES), aplicado em cinco centros de sade do municpio de Chapec/SC. Os estudantes vivenciaram o cotidiano dos trabalhadores, participaram de rotinas do servio, para diagnosticar situaes problema e desenvolver com a equipe os quatro momentos do PES: explicativo, normativo, estratgico e ttico-operacional. Efeitos alcanados: A insero na realidade dos trabalhadores, a partir da abordagem crtico-reflexiva, possibilita a formao de profissionais preparados para atuar em consonncia com os objetivos da ESF: humanizao da assistncia, nfase na promoo da sade, assistncia domiciliar e resolutividade na ateno bsica. A experincia consolidou a relao entre teoria e prtica das aes do SUS e contribuiu para o enfrentamento dos problemas da equipe, oportunizando a interao ensino-servio, por meio da convivncia entre estudantes e trabalhadores. Recomendaes - A poltica da Educao Permanente em Sade voltada anlise dos processos de trabalho, visando resolver problemas eleitos como prioritrios pelos atores envolvidos. A qualificao da formao das equipes de sade com a ampliao da capacidade resolutiva dos servios requer experincias que promovam relaes mais dialgicas entre academia e servio, garantindo a efetiva implementao dos princpios do SUS nos espaos de cuidado, de gesto e de ensino na sade. Apoio: Pr-Sade/Unochapec</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ESUCAO PERMENENTE, PLANEJAMENTO, SADE DA FAMLIA</td></tr></table></tr></td></table></body></html>