9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:261-1


Poster (Painel)
261-1 CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL AVALIADAS DURANTE UM PROGRAMA EDUCATIVO PREVENTIVO EM CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS MATRICULADAS NAS CRECHES DA ÁREA ADSCRITA DA ESF SANTA MARTA- RJ
Autores:Bruno Cardoso Nascimento (SMSDCRJ - Secretária Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ) ; Luciene Almeida (SMSDCRJ - Secretária Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ) ; Flavia Vargas Soares (SMSDCRJ - Secretária Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ)

Resumo

A Estratégia Saúde da Família (ESF) pretende expandir e qualificar a atenção básica, com novas possibilidades de atenção à saúde e cuidado integral, atuando junto a toda comunidade. Diante disso, passa ser estratégico o acompanhamento das crianças e adolescentes das escolas e creches de cada território. Esse trabalho foi desenvolvido em três creches que fazem parte da área de abrangência da ESF na comunidade Santa Marta (RJ). Propõe-se com esse estudo destacar a importância do cuidado à saúde bucal como prática no estabelecimento da saúde geral do indivíduo constituindo ao mesmo, hábitos saudáveis através de atividades educativo-preventivas. A amostra consistiu em 194 crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, do berçário ao pré-escolar. Foram realizadas visitas semanais pela equipe de saúde bucal a essas creches. As atividades foram divididas em etapas, tendo primeiramente uma aproximação das crianças com atividades educativas preventivas, seguidas de exame clínico com finalidade epidemiológica e por fim o tratamento dentário das necessidades levantadas. O resultado do índice ceo-d foi de 0,53 para a faixa etária de 6 meses a 4 anos, podendo afirmar que o índice coe-d das crianças matriculadas nas creches acompanhadas pelo PSF Santa Marta estão abaixo da média nacional. Conclui-se que o espaço escolar, como um suporte social, pode conduzir ao desenvolvimento de um estilo de vida saudável, contribuindo para a formação e manutenção da saúde de seus alunos, funcionários e comunidades locais. Sendo um excelente caminho para resgatar o cuidado com a saúde bucal da população, trabalhando a educação em saúde como educação para a vida, e tendo como princípios básicos a construção coletiva de conhecimentos, onde se reúnam experiências e saberes em relação a saúde e uma melhor qualidade de vida como um todo.


Palavras-chave:  Saúde bucal, Saúde da criança, Saúde da família