<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:258-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">258-3</td><td><b>O PORTFLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAO, CONSTRUO DE CONHECIMENTO E REFLEXO DE PRTICAS NA SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Amara Lcia Holanda Tavares Battistel (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Daiane Silveira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; <u>Fbio Mello da Rosa </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Liara Saldanha Brites (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Terezinha Heck Weiller (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>Caracterizao do problema:</b> O Programa de Residncia Multiprofissional Integrada em Sistema Pblico de Sade da UFSM/RS busca a formao baseada em metodologias ativas que constitua sujeitos ativos. Para alcanar o desejado, optou-se pela utilizao de uma ferramenta pouco conhecida por preceptores e residentes: o portflio. Este exige a prtica crtico-reflexivo com o perfil profissional desejado para atuar no SUS, um desafio para ns residentes. <b>Descrio da experincia:</b> Essa proposta exige do residente uma anlise crtica contnua sobre suas prticas nos campos de atuao e o uso de fundamentao terica, num constante exerccio de pacincia, dedicao e persistncia. No modelo tradicional, a avaliao se faz pontualmente por meio de trabalhos e provas, limitando reflexes crticas ao sistema e ao trabalho realizado, to diferentes do preconizado na literatura. Foi necessrio (re)aprender a escrever em primeira pessoa do singular e aceitar-se como sujeito  pensante , que elabora seus conhecimentos considerando os determinantes contextuais, implicaes pessoais e as interaes entre os sujeitos que aprendem e ensinam. Nesse processo, no recebemos  superviso ou apontamentos do que certo ou errado. Trata-se de uma produo compartilhada com preceptor, o qual desempenha a funo de estimular continuamente a reflexo por meio de pareceres questionadores, que despertam o aprofundamento do pensar reflexivo e a implicao na procura de informao especfica que auxilie na construo do conhecimento. <b>Efeitos alcanados:</b> O portflio favorece a anlise de singularidades e peculiaridades de cada sujeito. Permite refletir sobre nossos desempenhos, funes e concepes, o que nos torna responsveis e protagonistas de nosso aprendizado. <b>Recomendaes:</b> Investir no portflio como ferramenta transformadora das prticas de educao e sade, pois permite ao preceptor e residente aes e reflexes constantes no contexto ao qual esto inseridos. Nessa perspectiva, a funo dialgica estabelecida possibilita interao entre os agentes envolvidos. Ao residente, viabiliza a reflexo sobre o seu processo de construo do conhecimento e, ao preceptor, um acompanhamento individualizado do residente ao mesmo tempo em que oferece subsdios para a auto-avaliao das estratgias metodolgicas utilizadas, levando conseqentemente reorientao da prtica educativa.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao em sade, trabalho em sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>