<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:258-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">258-2</td><td><b>ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR DE BREVE DURAO: UMA PROPOSTA EDUCATIVO-TERAPUTICA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Daiane Silveira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Elenir Fedosse (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Fbio Mello da Rosa (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Jessye Melgarejo do Amaral Giordani (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; <u>Liara Saldanha Brites </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>Caracterizao do problema:</b> A partir do acolhimento de usurios que acessaram uma Unidade de Sade da Famlia em Santa Maria-RS, percebeu-se a necessidade de elaborar uma proposta de ao educativo-teraputica interdisciplinar que abrangesse um cuidado integral destes e suas famlias no territrio de origem, visto as dificuldades de acesso e acessibilidade aos atendimentos especializados na rede municipal de sade. <b>Descrio da experincia:</b> Elaborou-se um grupo de atendimento interdisciplinar de breve durao, que consiste em um procedimento educativo-teraputico, executado em perodo curto de tempo por utilizar uma metodologia participativa de trabalho com grupos e aes que favorecem apropriao de conhecimentos e tomada de decises. As atividades so realizadas semanalmente, com 1 hora de durao, em dois grupos, concomitantemente: familiares/responsveis e crianas. Participam tambm residentes e acadmicos de diversos ncleos de competncia profissional (Servio Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Odontologia), nas funes de coordenador, relatores e observadores. Pactuadas e planejadas de acordo com as demandas trazidas pelos usurios, as atividades ldicas e dinmicas so desenvolvidas em salas de aula da escola de ensino fundamental da comunidade. Optou-se por este espao por entender a utilizao de dispositivos sociais como ferramenta de promoo de sade em aes intersetoriais e por consider-lo uma alternativa falta de recursos materiais e infra-estrutura na Unidade de Sade. <b>Efeitos alcanados:</b> O atendimento tem se configurado um espao de convivncia, reflexo, trocas de experincias e fortalecimento de vnculo entre os participantes - fatores determinantes para que, a mdio e longo prazo, os objetivos teraputicos singulares sejam alcanados. Alm disto, o processo de aprendizado tambm de profissionais e acadmicos, na medida em que estes tm de desenvolver aes teraputicas grupais integradas a outras profisses, considerar o saber popular e reconhecer as condies de vida da populao como determinantes do processo de sade-doena. <b>Recomendaes:</b> Acredita-se que tal modalidade de atendimento possa ser implantada nos diferentes nveis da ateno sade. Em outras palavras, a escuta qualificada e a interveno educativo-teraputica interdisciplinar tem aplicao nos servios de baixa, mdia e alta complexidade tecnolgica.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao em sade, promoo em sade, terapia em grupo</td></tr></table></tr></td></table></body></html>