9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:258-1


Poster (Painel)
258-1ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR DE BREVE DURAÇÃO:UMA PROPOSTA EDUCATIVO-TERAPÊUTICA
Autores:Daiane Silveira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Elenir Fedosse (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Fábio Mello da Rosa (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Jessye Melgarejo do Amaral Giordani (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Liara Saldanha Brites (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Caracterização do problema: A partir do acolhimento de usuários que acessaram uma Unidade de Saúde da Família em Santa Maria-RS, percebeu-se a necessidade de elaborar uma proposta de ação educativo-terapêutica interdisciplinar que abrangesse um cuidado integral destes e suas famílias no território de origem, visto as dificuldades de acesso e acessibilidade aos atendimentos especializados na rede municipal de saúde. Descrição da experiência: Elaborou-se um grupo de atendimento interdisciplinar de breve duração, que consiste em um procedimento educativo-terapêutico, executado em período curto de tempo por utilizar uma metodologia participativa de trabalho com grupos e ações que favorecem apropriação de conhecimentos e tomada de decisões. As atividades são realizadas semanalmente, com 1 hora de duração, em dois grupos, concomitantemente: familiares/responsáveis e crianças. Participam também residentes e acadêmicos de diversos núcleos de competência profissional (Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Odontologia), nas funções de coordenador, relatores e observadores. Pactuadas e planejadas de acordo com as demandas trazidas pelos usuários, as atividades lúdicas e dinâmicas são desenvolvidas em salas de aula da escola de ensino fundamental da comunidade. Optou-se por este espaço por entender a utilização de dispositivos sociais como ferramenta de promoção de saúde em ações intersetoriais e por considerá-lo uma alternativa à falta de recursos materiais e infra-estrutura na Unidade de Saúde. Efeitos alcançados: O atendimento tem se configurado um espaço de convivência, reflexão, trocas de experiências e fortalecimento de vínculo entre os participantes - fatores determinantes para que, a médio e longo prazo, os objetivos terapêuticos singulares sejam alcançados. Além disto, o processo é de aprendizado também de profissionais e acadêmicos, na medida em que estes têm de desenvolver ações terapêuticas grupais integradas a outras profissões, considerar o saber popular e reconhecer as condições de vida da população como determinantes do processo de saúde-doença. Recomendações: Acredita-se que tal modalidade de atendimento possa ser implantada nos diferentes níveis da atenção à saúde. Em outras palavras, a escuta qualificada e a intervenção educativo-terapêutica interdisciplinar tem aplicação nos serviços de baixa, média e alta complexidade tecnológica.


Palavras-chave:  Educação em Saúde, Promoção em Saúde, Terapia em Grupo