Poster (Painel)
257-1 | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA
| Autores: | Marco Costa (EPSJV - Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio) ; Maria de Fátima Barrozo da Costa (ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) |
Resumo A sociedade atual, pautada nas comunicações e nas novas tecnologias, exige dos alunos de pós-graduação, futuros pesquisadores, ações no sentido de que esses novos conhecimentos sejam apreendidos de forma satisfatória, para que possam ser ampliados e/ou transformados, e dessa forma fazer avançar a ciência. O papel do professor de metodologia da pesquisa nesses cursos assume um caráter de vital importância, já que é ele quem mediará a transição do conteúdo fechado dessa disciplina, para o aluno. Este professor necessita estar aberto aos saberes modernos, e as diversas formas de ensinar e ter a clara noção dos impactos que a didática praticada vai gerar nos discentes. Este estudo, de cunho qualitativo e uso de dados quantitativos que estão emergindo, está sendo desenvolvido na Fundação Oswaldo Cruz – RJ. Tem como objetivo refletir sobre uma nova forma de ensino da metodologia da pesquisa em cursos de pós-graduação, baseado em dados obtidos em cinco turmas de pós-graduação com alunos de mestrado e doutorado, de um programa de Ensino de Ciências. As análises preliminares desses dados, apontam que o processo de ensino utilizado gerou motivação e envolvimento dos alunos, e uma melhor compreensão da metodologia da pesquisa Palavras-chave: metodologia da Pesquisa, Ensino Inovador |