<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:257-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">257-1</td><td><b>PRTICAS PEDAGGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marco Costa </u> (EPSJV - Escola Politcnica de sade Joaquim Venncio) ; Maria de Ftima Barrozo da Costa (ENSP - Escola Nacional de Sade Pblica Srgio Arouca) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A sociedade atual, pautada nas comunicaes e nas novas tecnologias, exige dos alunos de ps-graduao, futuros pesquisadores, aes no sentido de que esses novos conhecimentos sejam apreendidos de forma satisfatria, para que possam ser ampliados e/ou transformados, e dessa forma fazer avanar a cincia. O papel do professor de metodologia da pesquisa nesses cursos assume um carter de vital importncia, j que ele quem mediar a transio do contedo fechado dessa disciplina, para o aluno. Este professor necessita estar aberto aos saberes modernos, e as diversas formas de ensinar e ter a clara noo dos impactos que a didtica praticada vai gerar nos discentes. Este estudo, de cunho qualitativo e uso de dados quantitativos que esto emergindo, est sendo desenvolvido na Fundao Oswaldo Cruz  RJ. Tem como objetivo refletir sobre uma nova forma de ensino da metodologia da pesquisa em cursos de ps-graduao, baseado em dados obtidos em cinco turmas de ps-graduao com alunos de mestrado e doutorado, de um programa de Ensino de Cincias. As anlises preliminares desses dados, apontam que o processo de ensino utilizado gerou motivao e envolvimento dos alunos, e uma melhor compreenso da metodologia da pesquisa</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;metodologia da Pesquisa, Ensino Inovador</td></tr></table></tr></td></table></body></html>