<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:256-4</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">256-4</td><td><b>PET-Sade:(In)formar e Fazer como Processo de Aprendizagem em Servios de Sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Milca Lopes de Oliveira (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; <u>Hilton Lus Alves Filho </u> (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Tenile Carvalho Coelho (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Cibele Nabham Benetti (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Maria de Fatima Pires Totti (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Paola Mayumi Inagaki (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Emlia Daniele Arajo (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Mariana Antunes Silva (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Tais de Souza Maiolino (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Jussara Nogueira Emboava Ortiz (SESAU - Secretaria Municipal de Sade de Campo Grande) ; Adlia Passos de Carvalho Fernandes (SESAU - Secretaria Municipal de Sade de Campo Grande) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: O compromisso social das instituies de ensino superior contribui para que projetos de extenso e pesquisa sejam construdos em ao intersetorial, fortalecendo a formao e aes no servio. A UFMS entendendo seu papel nesse compromisso social e na formao de qualidade de seus acadmicos instituiu o PET-Sade. Objetivo: relatar e analisar as aes desenvolvidas no PET-Sade UFMS/SESAU 2009. Metodologia: estudo descritivo-analtico com dados coletados a partir de legislao do PET-Sade, Projeto PET-Sade UFMS/SESAU 2009, smulas de reunies dos professores e preceptores, relatrios individuais de acadmicos, preceptores e tutores. Resultados: As atividades foram desenvolvidas em seis UBSFs do Distrito Sul/C.Grande MS. Foram realizadas Oficinas para capacitao dos preceptores e dos acadmicos, reconhecimento das caractersticas demogrficas e epidemiolgicas das reas das equipes envolvidas, reunies quinzenais/mensais para planejamento, estudos, orientao e elaborao de trabalhos cientficos e avaliao das atividades conforme necessidade; dois Encontros Estaduais dos Grupos PET-Sade. A linha de pesquisa Educao em Sade e Controle Social realizou eventos nas comunidades, escolas, creches e nas UBSF em temticas demandadas pelas equipes, estudos de trs conselhos de unidades identificando a dinmica de funcionamento e influncia na formulao de polticas no municpio, aes de capacitao de profissionais de sade de janeiro maro de 2010 e se seguiro durante esse ano, inclusive, paralelo s aes de educao em sade. A linha de pesquisa desenvolveu vrias aes de promoo da sade em diversos espaos do municpio. Como algumas dificuldades esto: incongruncia de horrios para reunies coletivas e trabalhos conjuntos, desmotivao e abandono de alguns alunos, dificuldades, no incio do Programa, para a conformao da multiprofissionalidade, falta de recursos para execuo de atividades e idas a Congressos, alguns preceptores apresentaram algumas dificuldades tericas em relao ao SUS e tiveram a cumplicidade comprometida, em alguns momentos, por problemas de tempo. Concluso: Aes de capacitao para profissionais das equipes e aes educativas em sade continuaro em execuo ao longo de 2010 mediante planejamento, sendo um compromisso assumido para desenvolvimento com os petianos. ntido o impacto do PET_Sade na formao acadmica e fica evidente a importncia e o impacto positivo da integrao ensino-servio.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao pelo trabalho, Formao acadmica, Integrao ensino-servio</td></tr></table></tr></td></table></body></html>