9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:256-4



256-4PET-Saúde:(In)formar e Fazer como Processo de Aprendizagem em Serviços de Saúde
Autores:Milca Lopes de Oliveira (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Hilton Luís Alves Filho (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Tenile Carvalho Coelho (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Cibele Nabham Benetti (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Maria de Fatima Pires Totti (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Paola Mayumi Inagaki (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Emília Daniele Araújo (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Mariana Antunes Silva (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Tais de Souza Maiolino (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ; Jussara Nogueira Emboava Ortiz (SESAU - Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) ; Adélia Passos de Carvalho Fernandes (SESAU - Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande)

Resumo

Introdução: O compromisso social das instituições de ensino superior contribui para que projetos de extensão e pesquisa sejam construídos em ação intersetorial, fortalecendo a formação e ações no serviço. A UFMS entendendo seu papel nesse compromisso social e na formação de qualidade de seus acadêmicos instituiu o PET-Saúde. Objetivo: relatar e analisar as ações desenvolvidas no PET-Saúde UFMS/SESAU 2009. Metodologia: estudo descritivo-analítico com dados coletados a partir de legislação do PET-Saúde, Projeto PET-Saúde UFMS/SESAU 2009, súmulas de reuniões dos professores e preceptores, relatórios individuais de acadêmicos, preceptores e tutores. Resultados: As atividades foram desenvolvidas em seis UBSFs do Distrito Sul/C.Grande–MS. Foram realizadas Oficinas para capacitação dos preceptores e dos acadêmicos, reconhecimento das características demográficas e epidemiológicas das áreas das equipes envolvidas, reuniões quinzenais/mensais para planejamento, estudos, orientação e elaboração de trabalhos científicos e avaliação das atividades conforme necessidade; dois Encontros Estaduais dos Grupos PET-Saúde. A linha de pesquisa Educação em Saúde e Controle Social realizou eventos nas comunidades, escolas, creches e nas UBSF em temáticas demandadas pelas equipes, estudos de três conselhos de unidades identificando a dinâmica de funcionamento e influência na formulação de políticas no município, ações de capacitação de profissionais de saúde de janeiro à março de 2010 e se seguirão durante esse ano, inclusive, paralelo às ações de educação em saúde. A linha de pesquisa desenvolveu várias ações de promoção da saúde em diversos espaços do município. Como algumas dificuldades estão: incongruência de horários para reuniões coletivas e trabalhos conjuntos, desmotivação e abandono de alguns alunos, dificuldades, no início do Programa, para a conformação da multiprofissionalidade, falta de recursos para execução de atividades e idas a Congressos, alguns preceptores apresentaram algumas dificuldades teóricas em relação ao SUS e tiveram a cumplicidade comprometida, em alguns momentos, por problemas de tempo. Conclusão: Ações de capacitação para profissionais das equipes e ações educativas em saúde continuarão em execução ao longo de 2010 mediante planejamento, sendo um compromisso assumido para desenvolvimento com os petianos. É nítido o impacto do PET_Saúde na formação acadêmica e fica evidente a importância e o impacto positivo da integração ensino-serviço.


Palavras-chave:  Educação pelo trabalho, Formação acadêmica, Integração ensino-serviço