9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:252-1



252-1Participação da Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI no Projeto Rondon- Operação Centro-Nordeste 2010: Relato de Experiência.
Autores:Inajara Carla Oliveira (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; João Rodrigo Maciel Portes (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; João Andriolli (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Renato Candido (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Pedro Floriano dos Santos (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Renan Becker Gandolfi (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Ana Paula Veber (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Jouhanna do Carmo Menegaz (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

A Universidade do Vale do Itajaí é uma universidade sólida no contexto catarinense, possui aproximadamente 20 mil alunos. A história do envolvimento da universidade com a saúde comunitária remonta a implantação dos primeiros cursos da área da saúde. Desde este período, através de atividades de extensão e ensino evidencia-se uma forte ligação com os princípios da reforma sanitária. Assim, várias medidas foram tomadas buscando inovação dos cenários de atuação tendo como finalidade mudanças na formação acadêmica. Dentres estas medidas, destaca-se a participação da universidade em projetos voluntários de cunho humanitário, a citar Universidade Solidária e atualmente o Projeto Rondon. O Projeto Rondon é o maior projeto de voluntariado do Brasil,e tem como objetivo a busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar comunitário. Destaca-se por envolver uma estreita aliança entre o Governo e Instituições de Ensino Superior, bem como dos estudantes universitários e comunidades. Neste ano, o destino foi a cidade de Formoso do Araguaia em Tocantins,a equipe composta por seis acadêmicos e dois professores de diferentes cursos da área da saúde, atuaram em conjunto com uma equipe da Universidade de São Paulo- USP. As atividades tiveram início no final do mês de janeiro e finalizaram-se no início do mês de fevereiro, totalizando 15 dias de trabalho intenso. Capacitações, oficinas, palestras e projetos atingindo os mais variados públicos foram algumas das atividades realizadas neste período. Foram cerca de 70 oficinas realizadas, 3 projetos desenvolvidos e aproximadamente 1.200 participantes. As ações tiveram como proposta a continuidade, pela formação de multiplicadores e capacitações de profissionais do serviço. Intensidade define essa experiência, o choque cultural e as diferenças fizeram desta vivência, única. A responsabilidade social foi imprescindível a cada momento vivenciado, uma vez que esta não se diz respeito somente a reputação do curso e universidade a qual se está representando, mas refere-se também a ser e fazer a diferença na comunidade em que se está inserido. A participação neste projeto acabou por cristalizar os conceitos acadêmicos aprendidos, pois o trabalho desenvolvido proporciona a troca de experiências, o saber trabalhar em equipe, conhecimento de uma realidade que por vezes é invisível aos olhos da sociedade, bem como aprendizado e sem dúvidas lição de vida e cidadania.


Palavras-chave:  Educação em Saúde, Extensão, Integralidade