<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:252-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">252-1</td><td><b>Participao da Universidade do Vale do Itaja-UNIVALI no Projeto Rondon- Operao Centro-Nordeste 2010: Relato de Experincia.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Inajara Carla Oliveira </u> (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Joo Rodrigo Maciel Portes (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Joo Andriolli (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Renato Candido (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Pedro Floriano dos Santos (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Renan Becker Gandolfi (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Ana Paula Veber (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Jouhanna do Carmo Menegaz (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A Universidade do Vale do Itaja uma universidade slida no contexto catarinense, possui aproximadamente 20 mil alunos. A histria do envolvimento da universidade com a sade comunitria remonta a implantao dos primeiros cursos da rea da sade. Desde este perodo, atravs de atividades de extenso e ensino evidencia-se uma forte ligao com os princpios da reforma sanitria. Assim, vrias medidas foram tomadas buscando inovao dos cenrios de atuao tendo como finalidade mudanas na formao acadmica. Dentres estas medidas, destaca-se a participao da universidade em projetos voluntrios de cunho humanitrio, a citar Universidade Solidria e atualmente o Projeto Rondon. O Projeto Rondon o maior projeto de voluntariado do Brasil,e tem como objetivo a busca de solues que contribuam para o desenvolvimento sustentvel e ampliem o bem-estar comunitrio. Destaca-se por envolver uma estreita aliana entre o Governo e Instituies de Ensino Superior, bem como dos estudantes universitrios e comunidades. Neste ano, o destino foi a cidade de Formoso do Araguaia em Tocantins,a equipe composta por seis acadmicos e dois professores de diferentes cursos da rea da sade, atuaram em conjunto com uma equipe da Universidade de So Paulo- USP. As atividades tiveram incio no final do ms de janeiro e finalizaram-se no incio do ms de fevereiro, totalizando 15 dias de trabalho intenso. Capacitaes, oficinas, palestras e projetos atingindo os mais variados pblicos foram algumas das atividades realizadas neste perodo. Foram cerca de 70 oficinas realizadas, 3 projetos desenvolvidos e aproximadamente 1.200 participantes. As aes tiveram como proposta a continuidade, pela formao de multiplicadores e capacitaes de profissionais do servio. Intensidade define essa experincia, o choque cultural e as diferenas fizeram desta vivncia, nica. A responsabilidade social foi imprescindvel a cada momento vivenciado, uma vez que esta no se diz respeito somente a reputao do curso e universidade a qual se est representando, mas refere-se tambm a ser e fazer a diferena na comunidade em que se est inserido. A participao neste projeto acabou por cristalizar os conceitos acadmicos aprendidos, pois o trabalho desenvolvido proporciona a troca de experincias, o saber trabalhar em equipe, conhecimento de uma realidade que por vezes invisvel aos olhos da sociedade, bem como aprendizado e sem dvidas lio de vida e cidadania.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Extenso, Integralidade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>