<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:251-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">251-1</td><td><b>A GESTO PARTICIPATIVA DAS AES EM ALIMENTAO E NUTRIO NOS MUNICPIOS DE ABRANGNCIA DA 1 COORDENADORIA REGIONAL DE SADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SOB O PONTO DE VISTA DA EDUCAO PERMANENTE EM SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Helena Rower </u> (UCS - universidade de caxias do sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente trabalho apresenta o relato de experincia atravs do histrico das aes voltadas em prol da PNAM desenvolvidas na rea da 1CRS, principalmente em 2009, sob o ponto de vista da EPS na gesto participativa e na integralidade destas na efetivao de polticas pblicas de sade. Como objetivo, o relato da exprincia da observao do trabalho da equipe responsvel pelas Aes em Alimentao e Nutrio nos municpios da abrangncia da 1CRS enquanto s prticas de EPS e a integralidade da suas aes como estratgia para o desenvolvimento da gesto participativa em polticas pblicas de sade. Atravs da proposio de projeto de interveno, ocorrido em 2009, foi realizado um estudo etnogrfico de natureza qualitativa atravs de relato de experincia do trabalho desenvolvido pela equipe e seus reflexos atravs do envolvimento dos demais participantes do quadriltero da educao na gesto participativa das Aes em Alimentao e Nutrio. Como resultado desta interveno, os momentos de encontro da equipe foram modificados para dar maior espao para a discusso de demandas oriundas, bem como a proposio de novas condutas. Porm, ao vislumbrar sob o ponto de vista da EPS, esta prtica, discretamente j ocorria, tornando o observador em participante e atuante num processo coletivo de trabalho. Com a integrao maior da equipe, a efetivao da Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio, atravs das Aes em Alimentao e Nutrio desenvolvidas em cada local, ganharam maior visibilidade e credibilidade ao unir ainda mais os diferentes atores sociais neste processo. Tanto no espao institudo na 1CRS, bem como nos municpios. Estes atores empoderaram-se mais dos conceitos de alimentao saudvel para a disseminao destes conceitos nas diferentes conexes que formam o rizoma das aes integrais na promoo da sade. Conclui-se que ao partir de um ponto, o trabalho da equipe, para aproveitar o espao institudo para a prtica dos princpios da EPS no fomento das Aes em Alimentao e Nutrio, baseado na PNAN, a gesto participativa torna-se fundamental para a efetivao destas aes. Atravs do dilogo, desenvolve-se o empoderamento de todos os vrtices do quadriltero da educao que refletem de forma rizomtica nas vrias instncias de controle social, gesto, formao e trabalho de forma integral e humanitria.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;gestao participativa, educao permanenente em sade, aes em alimentao e nutrio</td></tr></table></tr></td></table></body></html>