<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:250-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">250-1</td><td><b>Interface entre Sade e Educao: construindo uma estratgia educativa no ambiente escolar</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maria Jos Nogueira </u> (CPQRR - FIOCRUZ - MG - Centro de Pesquisa Renne Rachou - Fundao Oswaldo Cruz - MG) ; Alberto Mesaque Martins (CPQRR - FIOCRUZ - MG - Centro de Pesquisa Renne Rachou - Fundao Oswaldo Cruz - MG) ; Samuel Moizes Barcelos (CPQRR - FIOCRUZ - MG - Centro de Pesquisa Renne Rachou - Fundao Oswaldo Cruz - MG) ; Virginia Torres Schall (CPQRR - FIOCRUZ - MG - Centro de Pesquisa Renne Rachou - Fundao Oswaldo Cruz - MG) ; Celina Maria Modena (CPQRR - FIOCRUZ - MG - Centro de Pesquisa Renne Rachou - Fundao Oswaldo Cruz - MG) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Dada a necessidade de se trabalhar na perspectiva da integrao entre a Educao e a Sade para a promoo da sade sexual e reprodutiva na adolescncia, este trabalho tem como objetivo descrever uma estratgia educativa elaborada com um potencial de re-criar um espao de dilogo entre adolescentes, profissionais da sade e educao. O trabalho foi desenvolvido em 04 contextos, cada um composto por um Centro de Sade (CS) e uma Escola Pblica, prximos geograficamente, no municpio de Belo Horizonte-MG. Na primeira etapa, realizou-se um levantamento da percepo dos adolescentes acerca das prticas de promoo sade realizadas nos CS e Escolas Pblicas, utilizando um questionrio, aplicado a 67 adolescentes, matriculados no 8 ano do ensino fundamental. Os resultados demonstraram que: 37% alegou que a escola promove eventos voltados temtica da sade e 59% que a escola promove eventos voltados sade sexual; 10% participou de atividades no CS e 58% nunca conversou com um profissional de sade sobre assuntos voltados sade sexual. Percebe-se que a temtica da sexualidade tem se restringido s disciplinas biolgicas e trabalhadas de maneira verticalizada. Aps o mapeamento elaborou-se, com os atores envolvidos, uma estratgia educativa conforme a metodologia de Oficinas em Dinmicas de Grupo. Em cada escola/cs foram realizados 8 encontros semanais com durao mdia de 1 hora, dentro do calendrio escolar. Foram debatidos temas propostos pelos adolescentes, com a participao de educadores e profissionais de sade. Os educadores e profissionais de sade demonstraram interesse e participaram de forma efetiva na elaborao e conduo da estratgia, embora, a falta de uma poltica pblica que respalde e oriente a participao dos mesmos em aes e estratgias de educao em sade tenha dificultado em alguns momentos a atuao destes profissionais. Por outro lado, notou-se a participao e interesse dos adolescentes e melhora na relao professor/alunos. A interface entre escola e sade, pode viabilizar a elaborao de novas estratgias, inserindo a temtica no projeto poltico pedaggico e estreitando os laos entre os adolescentes e os profissionais de sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Sexual, Adolescncia, Sistema nico de Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>