9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:247-1



247-1A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM A INTEGRALIDADE DO CUIDADO: A VIVÊNCIA DE ALUNOS DE 1º ANO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E MEDICINA.
Autores:Thaís Bassi Cardoso (UNESP-FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Tamires Ferreira Siqueira (UNESP-FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Cássia Marisa Manoel (UNESP-FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Thaís Pimentel Veloso (UNESP-FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Taison Régis Penariol Natarelli (UNESP-FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Marina Lemos Villarte (UNESP-FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Silvana Sue Sato (UNESP-FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Renan Nogueira Chemin (UNESP-FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Podemos afirmar que a brincadeira constitui um elemento fundamental para o bom desenvolvimento infantil. Segundo Junqueira (1999), o brincar se apresenta como a linguagem própria da criança, é uma forma de expressão e uma maneira pela qual a criança se relaciona com o mundo à sua volta e, portanto, deve-se associá-lo às práticas do cuidado na infância. Considerando esta importância, a FMB (Faculdade de Medicina de Botucatu)- UNESP desenvolve a disciplina IUSC (Interação Universidade-Serviço-Comunidade), aplicadas a alunos de enfermagem e medicina, cujo foco, no primeiro ano, é o cuidado à criança. O IUSC não prioriza a doença e sim a criança sadia, física e mentalmente. Visando contribuir com a discussão do tema, relatamos a realização de atividade lúdica em uma Creche Municipal. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Iniciou-se a disciplina com palestras de pediatras, enfermeiras e psicólogas sobre a saúde da criança, bem como a leitura de artigos referentes ao tema. O primeiro exercício constituiu-se na visita a duas creches, a qual possibilitou a apresentação das diversas rotinas destes estabelecimentos e de seus integrantes. Optou-se por realizar uma gincana em umas dessas instituições, centrada em brincadeiras mais antigas, como “batata quente”, “corrida-de-saco”, “morto-vivo” e tantas outras, de modo a tratar a atividade não como uma obrigação ou dever, mas sim algo natural. Os jalecos coloridos foram utilizados para desmitificar a idéia do médico e enfermeiro como aquele que causa desconforto e sim, aquele que diverte e cuida. LIÇÕES APRENDIDAS: Além de cada aluno comprovar que o bom atendimento e a integralidade são indissociáveis, pôde-se avaliar o quanto as diversas realidades e problemas afetam as pessoas que, mesmo ainda crianças, já moldam o mundo de acordo com o que as cerca. RECOMENDAÇÕES: A atividade com as crianças possibilitou o estímulo fundamental à brincadeira e o conhecimento breve de suas histórias e rotinas, proporcionando um ganho mútuo: as crianças foram incentivadas a se desenvolverem brincando, enquanto os alunos obtiveram a imensa experiência de saber lidar com situações inusitadas, com o improviso e o inesperado, de forma a fortalecer a capacidade de relacionamento com o próximo. Portanto, esta vivência pontuou o aprendizado de cada um dos participantes, podendo ser aplicada futuramente em suas vidas profissionais.


Palavras-chave:  mudança de cenário, interação, integralidade