<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:244-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">244-1</td><td><b>PROPOSTA DE APERFEIOAMENTO VIA EDUCAO A DISTNCIA DE FARMACUTICOS DO SISTEMA DE SADE BRASILEIRO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Diogo Pilger </u> (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Paulo M. Corra (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Deise R Rus (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Cristina R Simoni (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; rsula Jacobs (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Ana Pm Heckler (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Fernanda A Rodrigues (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Eduardo V Silva (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Juliane F Monks Monks (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Mrcia Al Leite (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Haline T Hexsel (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Mara Carneiro (UFRGS - Univ. Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Psicologia) ; Denise Bueno (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Clia Chaves (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Mauro S Castro (UFRGS - Faculdade de Farmcia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>I: Farmacuticos do Sistema nico de Sade Brasileiro (SUS) geralmente atuam como gestores centrando suas atividades no medicamento. At a reforma currcular, o enfoque era para desenvolvimento, controle de qualidade de medicamentos e anlises clnicas. Aps, existe o estmulo a formao de profissionais voltados para o SUS, bem como para o aperfeioamento de farmacuticos que j estejam formados a algum tempo. O: aperfeioar farmacuticos para atuarem em Ateno Primria em Sade (APS). M: Identificao de competncias para atuao de farmacuticos em Ateno Primria, por meio de oficina de trabalho, com apoio das experincias do Grupo Hospitalar Conceio, Escola de Sade Pblica do RS, Departamento de Ateno Bsica do Ministrio da Sade(MS) e Departamento de Assistncia Farmacutica e Insumos Estratgicos do MS. A partir das competncias utilizou-se a tcnica do grupo nominal para determinao dos contedos e aps o mtodo Delphi para melhor sistematizao. Em etapa subsequente, os contedos foram organizados em 3 mdulos: 1. Sistema nico de Sade, 2. Assistncia Farmacutica  gesto clnica do medicamento 3. Assistncia Farmacutica  prticas clnicas. Os contedos dos mdulos foram trabalhados para insero, na plataforma Moodle, sendo utilizada a problematizao ou simulao como tcnica de ensino. Durante a resoluo de problemas procura-se demonstrar as atividades de campo e as de ncleo, bem como o estmulo para trabalho em equipe, por meio do exemplo e da criao de situaes onde necessrio a participao dos envolvidos na APS. R: Est em finalizao projeto piloto com 25 alunos, sendo os dados de desistncia idnticos a de cursos da Organizao Panamericana da Sade: mais ou menos 30%. O curso possui durao de 230 horas, 180 horas em EAD. Ao incio e no final do curso existe encontro presencial para desenvolver e/ou avaliar o desenvolvimento de habilidades. As discusses sincrnicas tem revelado uma boa formao dos profissionais e trazido a identificao de problemas de infra-estrutura e processos, bem como permitido sugestes de solues. Por outro lado, ajuda a compartilhar experincias enriquecedoras de equipes. Pela avaliao realizada pelo DAF/MS o curso ser implantado em nvel nacional para aperfeioar 400 farmacuticos que trabalhem em APS C: O uso da educao distncia factvel, com racionalizao de custo e pode ajudar na construo e aperfeioamento de um Sistema nico de Sade a nvel das necessidades da populao.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ateno Primria em Sade, Farmcia, Educao a Distncia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>