Poster (Painel)
244-1 | PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO VIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE FARMACÊUTICOS DO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO | Autores: | Diogo Pilger (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Paulo M. Corrêa (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Deise R Réus (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Cristina R Simoni (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Úrsula Jacobs (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Ana Pm Heckler (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Fernanda A Rodrigues (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Eduardo V Silva (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Juliane F Monks Monks (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Márcia Al Leite (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Haline T Hexsel (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Mara Carneiro (UFRGS - Univ. Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Psicologia) ; Denise Bueno (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Célia Chaves (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) ; Mauro S Castro (UFRGS - Faculdade de Farmácia - Univ. Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo I: Farmacêuticos do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) geralmente atuam como gestores centrando suas atividades no medicamento. Até a reforma currícular, o enfoque era para desenvolvimento, controle de qualidade de medicamentos e análises clínicas. Após, existe o estímulo a formação de profissionais voltados para o SUS, bem como para o aperfeiçoamento de farmacêuticos que já estejam formados a algum tempo. O: aperfeiçoar farmacêuticos para atuarem em Atenção Primária em Saúde (APS). M: Identificação de competências para atuação de farmacêuticos em Atenção Primária, por meio de oficina de trabalho, com apoio das experiências do Grupo Hospitalar Conceição, Escola de Saúde Pública do RS, Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde(MS) e Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do MS. A partir das competências utilizou-se a técnica do grupo nominal para determinação dos conteúdos e após o método Delphi para melhor sistematização. Em etapa subsequente, os conteúdos foram organizados em 3 módulos: 1. Sistema Único de Saúde, 2. Assistência Farmacêutica – gestão clínica do medicamento 3. Assistência Farmacêutica – práticas clínicas. Os conteúdos dos módulos foram trabalhados para inserção, na plataforma Moodle, sendo utilizada a problematização ou simulação como técnica de ensino. Durante a resolução de problemas procura-se demonstrar as atividades de campo e as de núcleo, bem como o estímulo para trabalho em equipe, por meio do exemplo e da criação de situações onde é necessário a participação dos envolvidos na APS. R: Está em finalização projeto piloto com 25 alunos, sendo os dados de desistência idênticos a de cursos da Organização Panamericana da Saúde: mais ou menos 30%. O curso possui duração de 230 horas, 180 horas em EAD. Ao início e no final do curso existe encontro presencial para desenvolver e/ou avaliar o desenvolvimento de habilidades. As discussões sincrônicas tem revelado uma boa formação dos profissionais e trazido a identificação de problemas de infra-estrutura e processos, bem como permitido sugestões de soluções. Por outro lado, ajuda a compartilhar experiências enriquecedoras de equipes. Pela avaliação realizada pelo DAF/MS o curso será implantado em nível nacional para aperfeiçoar 400 farmacêuticos que trabalhem em APS C: O uso da educação à distância é factível, com racionalização de custo e pode ajudar na construção e aperfeiçoamento de um Sistema Único de Saúde a nível das necessidades da população. Palavras-chave: Atenção Primária em Saúde, Farmácia, Educação a Distância |