9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:240-1



240-1CONSTRUINDO PRÁTICAS E FAZERES NECESSÁRIOS A QUALIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO NO SUS: VALORIZANDO A CULTURA SURDA
Autores:Sabrina de Fraga Gauss Maria Salette Verdi da S., Elisete S. P. Bernardes (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) está vinculado ao Ministério da Saúde, sendo formado por quatro unidades hospitalares e mais 12 unidades de saúde. Possui mais de 7.000 trabalhadores. Na área assistencial, o GHC é referência para a população de Porto Alegre, da região metropolitana e outras cidades do interior do Rio Grande do Sul, o que perfaz 40% do Estado. Em 2003, o GHC passou a prestar a totalidade dos seus serviços para o Sistema Único de Saúde, adotando, todas as suas políticas. Atualmente, o GHC tem como uma de suas diretrizes a integralidade da atenção. Considerando estes dados, a atenção às pessoas com deficiência é hoje prioridade do Governo atual, e diante das necessidades apresentadas pelos próprios funcionários do GHC em virtude da dificuldade de comunicação com os pacientes surdos a Gerência de Recursos Humanos, a Gestão do Trabalho, Educação e Desenvolvimento e a Comissão Especial de Política de Promoção da Acessibilidade e Mobilidade (CEPPAM) - GHC, almejando transformar em ações efetivas as metas do QualiSUS e da Comissão buscou desenvolver ações para garantir atendimento de qualidade para um grupo de usuários socialmente considerados como minoria: a Comunidade Surda. Devido a grande demanda de assistência aos usuários Surdos, foi executado curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), capacitando trabalhadores atuantes em setores estratégicos da assistência. Considerando a necessidade da continuidade deste trabalho, em 2009, realizamos oficinas de LIBRAS, quinzenais, oportunizando a atualização do conhecimento e a capacitação de duas trabalhadoras para Tradução e Interpretação de LIBRAS com o objetivo de dar continuidade ao projeto e efetivar, por intermédio destes cursos, o princípio da equidade, o qual estabelece o tratamento considerando as necessidades específicas das pessoas Surdas. Isto posto, alcançamos a superação das dificuldades de comunicação com as pessoas Surdas, relatadas nos depoimentos dos trabalhadores dos setores que diretamente fazem o acolhimento aos usuários, bem como divulgamos a LIBRAS entre as pessoas ouvintes, propiciando conhecimentos gerais sobre a Cultura Surda e a Língua de Sinais, facilitando a comunicação entre surdos e ouvintes, e valorizando a Cultura Surda, qualificando profissionais que desenvolvem trabalhos com a comunidade Surda e assim consequentemente proporcionamos a melhoria dos serviços prestados pelo GHC.


Palavras-chave:  Assistência, Comunicação, Comunidade Surda