9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:239-1



239-1FÓRUM PERMANENTE DE RESIDÊNCIA: TEMPO/ESPAÇO DE EDUCAÇÃO, TRABALHO E COMPROMISSO SOCIAL PARA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.
Autores:Michele Siviero Martins Santoro (HUPE - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO) ; Daniela Tavares Pimenta (HUPE - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO) ; Denise Herdy Afonso (HUPE - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO) ; Lia Márcia Cruz da Silveira (HUPE - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO) ; Luciana Rodrigues de Oliveira Durante (HUPE - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO) ; Márcia Fernandes Mendes de Araújo (HUPE - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO)

Resumo

Caracterização do problema: O Sistema Único de Saúde (SUS) tem contribuído para reflexão sobre formação do profissional de saúde ao propor à sociedade um sistema de atenção que valorize ações/práticas baseadas em seus princípios e diretrizes. Espera-se das Instituições Formadoras uma reorientação das práticas pedagógicas para alcance de um trabalho articulado com este. Em 2009, a Coordenaria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA), através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Residente (NAPPRE), instituiu o Fórum Permanente de Residência (FPR), definido como um tempo/espaço de reflexão/troca de saberes/práticas com objetivo de qualificar as Residências. O público alvo são preceptores dos programas do HUPE nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Entendemos que para maior impacto na formação do Residente é imprescindível qualificar quem é co-responsável no processo de ensino/aprendizagem do residente: o PRECEPTOR. Descrição da experiência: Tendo como norteadores a Educação Permanente, as diretrizes do SUS e orientações das DCNs, o FPR foi organizado, no primeiro ano, em três encontros presenciais. O primeiro, a oficina “(Re)Construindo a Preceptoria” teve o objetivo de integrar preceptores de diferentes programas; refletir sobre o processo de trabalho; identificar conceito, competências e estratégias de reconhecimento/visibilidade da preceptoria. O segundo, “Processos avaliativos na formação profissional em serviço”, objetivou aproximar e consolidar marcos teórico-conceituais sobre avaliação baseada em competências e o terceiro, “(Re) conhecendo os instrumentos de avaliação das Residências do HUPE”, de compartilhar experiências de modelos de avaliação. Utilizamos metodologia ativa, com oficinas, pequenos grupos e plenária. Efeitos alcançados: ao final das oficinas, os preceptores definiram metas a alcançar em parceria com a CDA/NAPPRE categorizadas em: Processos avaliativos; Espaço de reflexão, capacitação e formação; Estratégia de reorganização e avaliação institucional. Como produto, a continuidade deste tempo/espaço de debate e o planejamento e oferta de uma Capacitação Pedagógica para Preceptoria. Recomendações: A atividade indicou o caminho que precisamos percorrer para alcançar uma formação em saúde que contemple a melhoria das Residências e sinalizou a necessidade de continuidade das práticas de reflexão sobre o processo de formação destes profissionais.


Palavras-chave:  capacitação de preceptores, educação permanente, residência