9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:235-1


Poster (Painel)
235-1VER-SUS/UNISC como Fomentador de Mudanças na Formação e Construção Acadêmica
Autores:Bruna Rocha Aráújo (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Tassia Silvana Borges (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Leticia Henz (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Janice Bringmann (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Alexandre Daronco (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Marthina Gressler (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Andreza Legramanti Gomes (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL)

Resumo

O VER-SUS/UNISC foi uma Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que ocorreu na cidade de Santa Cruz do Sul/RS e partiu de uma iniciativa dos acadêmicos do Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pois, alguns destes acadêmicos já haviam participado de um VER-SUS e reconheciam-no como fomentador de mudanças na formação e no olhar sobre saúde coletiva. Assim, nasce o projeto VER-SUS/UNISC, que foi realizado durante um período de quatorze dias, em que dezenove alunos da área da saúde, previamente selecionados, tanto da UNISC como de outras universidades (UNISINOS e UFSM), conheceram serviços do SUS (próprios e conveniados), controle social, instituições e organizações sociais. A partir desta vivência os acadêmicos puderam pensar/analisar/refletir/discutir e estudar referenciais teóricos que fazem parte da prática dos serviços. Em contato com a realidade deste Sistema conseguimos unir as experiências adquiridas, sendo possível repensar idéias pré-estabelecidas sobre o SUS, assim como o desenvolvimento do trabalho em saúde. Dessa forma, possibilitou-nos um crescimento pessoal e acadêmico, além de garantir um olhar diferenciado, crítico e político, mas não preconceituoso para com a saúde pública. Juntamente com essas mudanças em nossos saberes, buscamos através do projeto, construir coletivamente a promoção, prevenção e recuperação da saúde em espaços nos quais durante a vivência notamos que existiam necessidades neste sentido. Estas ações estão sendo desenvolvidas através de Planos de Intervenção, pelos acadêmicos participantes, para assim atuarem de forma a modificar e aprimorar sua qualificação como futuros profissionais da área da saúde.Como recomendação dos participantes e diante da grandeza do projeto, cabe ressaltar que o mesmo deveria ocorrer em diversas universidades do país, pois é um dispositivo de educação riquíssimo para o trabalho em saúde, que vai ao encontro da proposta preconizada pelo Ministério da Saúde que é a de aproximar os cursos da área da saúde, bem como, potencializar a aprendizagem sobre saúde pública e saúde coletiva.


Palavras-chave:  MUDANÇAS NA FORMAÇÃO, SAÚDE PUBLICA, VIVÊNCIAS