9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:233-2



233-2As práticas de saúde do Enfermeiro e do Agente Comunitário de Saúde na visita domiciliar da Estratégia Saúde da Família – Nota Prévia
Autores:Luciana Valadão Alves Kebian (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Sonia Acioli (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Esta pesquisa destina-se a elaboração de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e está inserida na linha de pesquisa Políticas e Práticas em Saúde Coletiva e Enfermagem. O objetivo é conhecer os sentidos atribuídos pelos Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família do Rio de Janeiro/RJ acerca das práticas de saúde desenvolvidas na visita domiciliar. Tem como referencial teórico a hermenêutica-dialética e propõe o desenvolvimento de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. O cenário é a cidade do Rio de Janeiro, nas Unidades Básicas de Saúde da Família Alemão e Vila do João. Os sujeitos são 10 enfermeiros e 10 Agentes Comunitários de Saúde. A coleta de dados está sendo realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e se utilizará a técnica de análise de conteúdo. Esta pesquisa segue as determinações do Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução 196/96 e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro através do parecer 324A/2009. Através de um levantamento bibliográfico realizado em agosto de 2009 identificou-se que são poucos os trabalhos que abordam a prática do Enfermeiro e do Agente Comunitário de Saúde na Estratégia Saúde da Família e na atividade da visita domiciliar. Destes, muitos enfocam na ação, refletindo pouco sobre os sentidos que estes profissionais atribuem às práticas. Para Bourdieu, prática é "produto da relação dialética entre uma situação e um habitus, isto é, o habitus enquanto sistema de disposições duráveis é matriz de percepção, de apreciação e de ação, que se realiza em determinadas condições sociais". Em especial, as práticas ligadas ao cuidado são as mais próximas dos profissionais da saúde. Dentre os diversos espaços de atuação na saúde, a Estratégia Saúde da Família oportuniza um ambiente privilegiado para a aplicação diferenciada das práticas de cuidado, pois através dela é possível identificar de modo aproximado ao contexto da população as principais necessidades e com isso, elaborar uma assistência coerente e eficaz. Por fim, acredita-se que o Enfermeiro e o Agente Comunitário de Saúde por serem profissionais que atuam diretamente com o usuário, tanto através de atividades na Unidade Básica de Saúde da Família quanto nas visitas domiciliares, desenvolvam de modo intrínseco ao seu cotidiano as mais variadas práticas de saúde.


Palavras-chave:  Enfermagem, Visita domiciliar, Estratégia Saúde da Família