9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:233-1



233-1AS CONCEPÇÕES DE PAULO FREIRE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM
Autores:Luciana Valadão Alves Kebian (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Daiana Albino Pena (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Carlana Santos Grimaldi Cabral de Andrade (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Sonia Teixeira de Araujo (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Sonia Acioli (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Helena Maria Scherlowski Leal David (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as concepções de Paulo Freire nas práticas educativas de enfermagem através de revisão bibliográfica. O levantamento dos estudos foi realizado em março de 2010, na Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores educação em saúde e enfermagem. Usou-se como critérios de inclusão estudos de idioma português e ano de publicação entre 2004 e 2009. Foi realizada a leitura dos títulos e dos resumos, selecionando os que citavam concepções de Freire. Encontrou-se 889 publicações, dos quais 264 são repetidas devido a presença em mais de uma base de dados. Destas, selecionou-se 18 estudos. A maioria dos estudos são do ano de 2007 e da região sudeste. Os sujeitos foco de estudo das publicações eram na maioria da área da enfermagem, seguidos por usuários dos serviços de saúde. Quanto as concepções de Freire identificou-se os conceitos de conscientização, emancipação, relação dialógica, educação libertadora e problematização, em atividades como elaboração de materiais educativos, ações educativas para o autocuidado e vivências no ensino em enfermagem. Conclui-se que a utilização do referencial de Freire possibilita à Enfermagem realizar atividades educativas inovadoras, participativas e resolutivas. Porém, ainda existe uma grande dificuldade por parte da enfermagem em promover práticas educativas que estimulem a consciência crítica e a emancipação do sujeito, o que foi demonstrado pelo reduzido número de estudos que relatavam as concepções de Freire nestas práticas.


Palavras-chave:  Enfermagem, Educação em saúde, Paulo Freire