9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:230-3



230-3ARCO DE MAGÜEREZ COMO MÉTODO DE ENSINO NA DISCIPLINA PROMOÇÃO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:Fabiana Ribeiro Santana (CAC/UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Normalene Sena de Oliveira (CAC/UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão)

Resumo

Caracterização do problema. A construção da disciplina de Promoção da Saúde a partir da proposta da Política Nacional de Promoção da Saúde nos trouxe vários desafios com relação à articulação dos conhecimentos científicos e populares; ao fomento da parceria ensino e redes sociais; a diversificação de cenários e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem com base na problematização. Descrição da experiência. A disciplina foi planejada e implementada na perspectiva do método do arco de Charles Magüerez. A 1ª etapa proposta foi de Aproximação ao Tema com a abordagem do histórico, base conceitual e teórica do movimento de promoção da saúde e as conferências internacionais e nacionais. Na 2ª etapa iniciamos a Observação in locu e o Levantamento de pontos-chave com a observação das necessidades de idosos de um abrigo municipal e escolares do Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC. Na 3ª etapa desenvolvemos a Teorização com os conteúdos da legislação brasileira direcionada à política e prática de promoção da saúde; a educação em saúde e educação popular; os pressupostos teóricos de Paulo Freire relacionados à educação; a confecção de recursos para práticas pedagógicas e a pedagogia de projetos. Na 4ª etapa propomos para a Hipótese de Solução a elaboração de projetos de intervenção em promoção da saúde voltados às necessidades de idosos de um abrigo municipal e escolares do Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC. Na 5ª etapa para a Aplicação à Realidade buscamos implementar e avaliar os projetos de intervenção em promoção da saúde. Efeitos alcançados e recomendações. O método do arco possibilitou no campo individual: a participação ativa do estudante; o desenvolvimento dos instrumentos básicos para o cuidar, como a observação, a comunicação, a criatividade, o trabalho em equipe, o planejamento e a avaliação; o desenvolvimento da capacidade de formular perguntas e expressar opiniões a partir da realidade concreta; o desenvolvimento de aspectos sociovalorativos e a capacidade de superação de conflitos como parte da aprendizagem grupal. No campo social o método fomentou o estreitamento dos laços entre a academia e as redes sociais e a cooperação na busca de soluções dos problemas. O método arco constitui adequado instrumento para a construção de novos aprender, fazer e ser profissional na medida que desafia diferentes atores sociais para uma postura crítica-reflexiva com ênfase na autonomia.


Palavras-chave:  Educação em Enfermagem, Promoção da Saúde, Enfermagem em Saúde Comunitária