9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:230-2


Poster (Painel)
230-2EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE MUDANÇA DO CUIDADO À SAÚDE: ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CATALÃO-GO
Autores:Fabiana Ribeiro Santana (CAC/UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Peandra Paula Ribeiro (CAC/UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Ariela Ferreira da Rocha (CAC/UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Normalene Sena de Oliveira (CAC/UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Fernanda Gomes Pereira Rosa (SMS - CATALÃO - Secretaria Municipal de Saúde de Catalão) ; Julliane Scalia Fernandes (SMS - CATALÃO - Secretaria Municipal de Saúde de Catalão) ; Walterlânia Silva Santos (CAC/UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Carla Natalina da Silva Fernandes (CAC/UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão)

Resumo

Caracterização do problema. A equipe de Saúde da Família depara-se com inúmeros desafios no cotidiano do trabalho que exigem constante atualização. A educação permanente fruto da parceria entre instituição de ensino superior e serviço de saúde impulsiona a reflexão acerca da constituição de saberes e fazeres envolvidos na prática do cuidado integral à saúde. O objetivo geral é desenvolver competências e habilidades voltadas ao trabalho da equipe da Estratégia de Saúde da Família do Município de Catalão-GO. Descrição da experiência. Esta experiência é fruto da parceria do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão e equipes de saúde da família, visando desenvolver processos de mudança no cuidado à saúde por meio da educação permanente em serviço. Para alcançarmos esta meta, buscamos utilizar o Método do Arco de Magüerez que corresponde a cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização do problema, hipótese de solução e aplicação à realidade. Em conformidade com o método, as equipes de saúde da família foram convidadas a refletirem sobre suas práticas de cuidado à saúde apontando os conteúdos necessários a serem trabalhados na teorização. Os pontos-chave levantados pelas equipes foram: condições de saúde no Brasil, Goiás e Regional de Saúde da Estrada de Ferro; Sistema Único de Saúde; sistema de referência e contra-referência; Estratégia de Saúde da Família; bioética e ética; comunicação interpessoal; registros; medidas de precauções padronizadas; imunizações; técnicas de injetáveis; limpeza da unidade e processamento de materiais. A teorização tem acontecido semanalmente na Universidade com a mediação dos docentes e discentes ou nas Unidades de Saúde da Família com a mediação das enfermeiras responsáveis pelas equipes. Efeitos alcançados e recomendações. O que percebemos até o presente momento, é que as equipes de saúde da família tem se envolvido grandemente no processo de ensino-aprendizagem, participando ativamente das discussões e reflexões, agregando as mesmas experiências e situações-problema, sem desconsiderar o referencial teórico pertinente aos conteúdos. Diante disso, acreditamos que a educação permanente integrada ao trabalho é facilitadora dos processos de mudança dos modos de ser, fazer e viver, sendo necessárias discussões e avaliações quanto à implementação, como a valorização das especificidades locorregionais e os conhecimentos prévios, para que de fato sejam significativas para os atores.


Palavras-chave:  Programa Saúde da Família, Educação, Educação Continuada