<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:230-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">230-2</td><td><b>EDUCAO PERMANENTE COMO ESTRATGIA DE MUDANA DO CUIDADO SADE: ESTRATGIA DE SADE DA FAMLIA DO MUNICPIO DE CATALO-GO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Fabiana Ribeiro Santana </u> (CAC/UFG - Universidade Federal de Gois - Campus Catalo) ; Peandra Paula Ribeiro (CAC/UFG - Universidade Federal de Gois - Campus Catalo) ; Ariela Ferreira da Rocha (CAC/UFG - Universidade Federal de Gois - Campus Catalo) ; Normalene Sena de Oliveira (CAC/UFG - Universidade Federal de Gois - Campus Catalo) ; Fernanda Gomes Pereira Rosa (SMS - CATALO - Secretaria Municipal de Sade de Catalo) ; Julliane Scalia Fernandes (SMS - CATALO - Secretaria Municipal de Sade de Catalo) ; Walterlnia Silva Santos (CAC/UFG - Universidade Federal de Gois - Campus Catalo) ; Carla Natalina da Silva Fernandes (CAC/UFG - Universidade Federal de Gois - Campus Catalo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do problema. A equipe de Sade da Famlia depara-se com inmeros desafios no cotidiano do trabalho que exigem constante atualizao. A educao permanente fruto da parceria entre instituio de ensino superior e servio de sade impulsiona a reflexo acerca da constituio de saberes e fazeres envolvidos na prtica do cuidado integral sade. O objetivo geral desenvolver competncias e habilidades voltadas ao trabalho da equipe da Estratgia de Sade da Famlia do Municpio de Catalo-GO. Descrio da experincia. Esta experincia fruto da parceria do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Gois - Campus Catalo e equipes de sade da famlia, visando desenvolver processos de mudana no cuidado sade por meio da educao permanente em servio. Para alcanarmos esta meta, buscamos utilizar o Mtodo do Arco de Magerez que corresponde a cinco etapas: observao da realidade, pontos-chave, teorizao do problema, hiptese de soluo e aplicao realidade. Em conformidade com o mtodo, as equipes de sade da famlia foram convidadas a refletirem sobre suas prticas de cuidado sade apontando os contedos necessrios a serem trabalhados na teorizao. Os pontos-chave levantados pelas equipes foram: condies de sade no Brasil, Gois e Regional de Sade da Estrada de Ferro; Sistema nico de Sade; sistema de referncia e contra-referncia; Estratgia de Sade da Famlia; biotica e tica; comunicao interpessoal; registros; medidas de precaues padronizadas; imunizaes; tcnicas de injetveis; limpeza da unidade e processamento de materiais. A teorizao tem acontecido semanalmente na Universidade com a mediao dos docentes e discentes ou nas Unidades de Sade da Famlia com a mediao das enfermeiras responsveis pelas equipes. Efeitos alcanados e recomendaes. O que percebemos at o presente momento, que as equipes de sade da famlia tem se envolvido grandemente no processo de ensino-aprendizagem, participando ativamente das discusses e reflexes, agregando as mesmas experincias e situaes-problema, sem desconsiderar o referencial terico pertinente aos contedos. Diante disso, acreditamos que a educao permanente integrada ao trabalho facilitadora dos processos de mudana dos modos de ser, fazer e viver, sendo necessrias discusses e avaliaes quanto implementao, como a valorizao das especificidades locorregionais e os conhecimentos prvios, para que de fato sejam significativas para os atores.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Programa Sade da Famlia, Educao, Educao Continuada</td></tr></table></tr></td></table></body></html>