9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:229-2


Poster (Painel)
229-2EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM JOÃO PESSOA-PB
Autores:Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Pedro Jos㩠Santos Carneiro Cruz (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

A criação de metodologias capazes de estimular a formação de nutricionistas com postura crítica frente a realidade brasileira tem sido um desafio, especialmente considerando sua inserção em ações de promoção da saúde e de segurança alimentar e nutricional (SAN) nos cenários da Estratégia Saúde da Família. Nessa direção, diversas experiências vêm sendo desenvolvidas, orientadas pelas propostas pedagógicas da educação popular (EP), configurando um profícuo campo de realizações universitárias, denominado extensão popular. Inserido no campo da promoção da saúde e da SAN em comunidades, o Projeto “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde” (PINAB), da Universidade Federal da Paraíba, apóia-se na EP para desenvolver a formação do nutricionista. Este projeto realiza ações com a Unidade de Saúde da Família Vila Saúde e a Escola Municipal Augusto dos Anjos, bem como com moradores das comunidades deste território (Boa Esperança, Jardim Itabaiana e Pedra Branca), em João Pessoa-PB. As atividades organizam-se em três frentes: 1) ações educativas com grupos comunitários de: gestantes, escolares, beneficiários do Programa Bolsa Família, e integrantes de organizações populares locais; 2) visitas domiciliares; 3) gestão compartilhada do Projeto. Nestes espaços, através de uma relação dialógica, é oportunizado ao estudante a participação em trabalhos sociais desenvolvidos em conjunto com os sujeitos da comunidade, e mediados por uma análise crítica da realidade social. O incentivo ao protagonismo na elaboração de estratégias educativas para o enfrentamento dos problemas permite ao estudante desenvolver princípios como: percepção crítica, visão humanística e postura criativa. Em reuniões semanais de acompanhamento pedagógico, reflete-se sobre perplexidades presentes nas vivências dos estudantes, diante da cultura e da realidade das classes populares, e aprofunda-se questões teóricas inerentes às diferentes frentes de atuação do projeto. O contato do estudante com os saberes e com as dificuldades da população estimula processos de sensibilização para o exercício da nutrição participativo, crítico e humanístico. A intencionalidade transformadora da EP estimula a constituição de sujeitos para o enfrentamento dos obstáculos presentes para a realização da emancipação das camadas populares, tendo garantida a SAN e a alimentação enquanto direito.


Palavras-chave:  Formação em saúde, Educação Popular, Extensão Popular