9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:228-2


Poster (Painel)
228-2O Papel da Universidade no estímulo ao crescimento pessoal, crítico e reflexivo dos futuros profissionais em Saúde.
Autores:Bruna Cristiane Furtado Gomes (UNIPAMPA - Universidade Federal do pampa) ; Aline Basso da Silva (UNIPAMPA - Universidade Federal do pampa)

Resumo

Este trabalho emerge de uma reflexão a cerca das contribuições, para a vida profissional, a participação dos discentes em programas de ensino, pesquisa, e extensão, oferecidos pela Universidade. Trata-se de um relato de experiência das acadêmicas de Enfermagem da Universidade federal do Pampa (UNIPAMPA). As atividades complementares devem articular atividades de pesquisa ensino e extensão, mantendo um caráter interdisciplinar. As acadêmicas do VII semestre de enfermagem da UNIPAMPA, campus Uruguaiana ao longo da graduação vêm participando de diversas atividades de ensino pesquisa e extensão tanto como bolsistas quanto voluntárias; dentre elas pode-se destacar: a participação em pesquisa com o objetivo de conhecer os conceitos de saúde e doença trazidos pelos catadores de materiais recicláveis. A participação nos projetos de extensão de Extensão Educação Permanente em Saúde na Região Sanitária da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, sendo o principal objetivo promover a integração dos acadêmicos com o SUS, nos âmbitos da atenção, gestão e controle social em saúde. O projeto de Ensino e Extensão de reestruturação do grupo HIPERDIA do bairro União das Vilas de Uruguaiana, que trouxe para comunidade cidadania e autonomia para o auto cuidado com a incorporação dos acadêmicos em atividades de Promoção em Saúde onde podemos citar a Educação em saúde aos usuários sobre doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão, adesão ao tratamento, a uma dieta saudável e espaço de escuta e troca de experiências entre os participantes e os acadêmicos. Além de crescimento e desenvolvimento para a população a Universidade também se desenvolve, promovendo a inserção dos alunos em atividades com a sociedade, onde podem vivenciar novas experiências com a realidade social. Junto à disciplina se saúde mental também participamos do Projeto de Matriciamento em Saúde Mental Coletiva junto ao Centro de Atenção Psicossocial Asas da Liberdade (CAPS II) e a dois Programas de Saúde da Família (PSFs) do Município de Uruguaiana. Desta forma, por possibilitar uma maior aproximação dos discentes a realidade, acredita-se que as atividades desenvolvidas por eles oferecem um melhor desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes para que, de maneira crítica e reflexiva, seja possível criar e recriar a sua prática profissional.


Palavras-chave:  Educação profissional, atenção Integral à saúde, atividades complementares de graduação