Poster (Painel)
225-1 | Análise dos encaminhamentos e queixas mais prevalentes do acolhimento em uma unidade de Atenção Primária em Saúde de Porto Alegre-RS | Autores: | Luciana Longhi Ferreira (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Evelise de Souza Streck (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) |
Resumo Introdução: O acolhimento é uma escuta qualificada das demandas dos usuários, bem como uma forma de reorganização do sistema de saúde, a fim de facilitar o acesso do usuário ao serviço. Na Unidade de Saúde Parque dos Maias (USPM), vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) foi implantado o acolhimento em junho de 2009, o qual é realizado por uma dupla integrante da equipe multiprofissional. Após a implantação do acolhimento, ocorreu a necessidade de avaliação do funcionamento. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo analisar os resultados do acolhimento para verificar a necessidade de criação de novos fluxos de trabalho e análise dos encaminhamentos prevalentes. Método: Análise descritiva de planilhas de acolhimento referente aos meses de novembro e dezembro de 2009 e janeiro de 2010, referentes a encaminhamentos realizados pela equipe de escuta e as queixas de saúde mais frequentes expressas pelos usuários. Resultados: Durante o período analisado, foram realizados 1806 atendimentos pela equipe de escuta. Nestes atendimentos, observou-se que a maior parte dos encaminhamentos dados pela equipe foram para o médico de referência (41%), seguido de atendimento pela equipe de enfermagem com posterior consulta médica (16%), atendimento de enfermagem seguido de liberação (14%), agendamento de consulta (13%) e liberação (11%). Outros encaminhamentos, como atendimento odontológico e com psicólogo somaram 5%. As queixas de saúde mais frequentes apresentadas pelos usuários foram: problemas respiratórios, gastrointestinais, de pele, dor de garganta, solicitação de atestado, de exames e de receita médica, dor de dente. Conclusão: Após a análise dos dados encontrados, observou-se que a grande parte dos encaminhamentos dados pela equipe foi para o médico de referência, tanto em consultas enviadas diretamente a este como em consultas de usuários que passaram antes pela equipe de enfermagem e após direcionados ao médico. Para a enfermagem também são encaminhadas grande parte dos usuários que passam pelo acolhimento. Pode-se inferir que o número de agendamentos de consultas realizadas no acolhimento é um valor subestimado, pois o número de consultas disponíveis é relativamente baixo. Em relação às queixas prestadas pelos usuários, observa-se a necessidade de criação de novos fluxogramas de atendimento para a USPM, estes de acordo com as necessidades de saúde da população local. Palavras-chave: acolhimento, encaminhamentos, queixas |