<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:225-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">225-1</td><td><b>Anlise dos encaminhamentos e queixas mais prevalentes do acolhimento em uma unidade de Ateno Primria em Sade de Porto Alegre-RS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Luciana Longhi Ferreira </u> (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Evelise de Souza Streck (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: O acolhimento uma escuta qualificada das demandas dos usurios, bem como uma forma de reorganizao do sistema de sade, a fim de facilitar o acesso do usurio ao servio. Na Unidade de Sade Parque dos Maias (USPM), vinculada ao Grupo Hospitalar Conceio (GHC) foi implantado o acolhimento em junho de 2009, o qual realizado por uma dupla integrante da equipe multiprofissional. Aps a implantao do acolhimento, ocorreu a necessidade de avaliao do funcionamento. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo analisar os resultados do acolhimento para verificar a necessidade de criao de novos fluxos de trabalho e anlise dos encaminhamentos prevalentes. Mtodo: Anlise descritiva de planilhas de acolhimento referente aos meses de novembro e dezembro de 2009 e janeiro de 2010, referentes a encaminhamentos realizados pela equipe de escuta e as queixas de sade mais frequentes expressas pelos usurios. Resultados: Durante o perodo analisado, foram realizados 1806 atendimentos pela equipe de escuta. Nestes atendimentos, observou-se que a maior parte dos encaminhamentos dados pela equipe foram para o mdico de referncia (41%), seguido de atendimento pela equipe de enfermagem com posterior consulta mdica (16%), atendimento de enfermagem seguido de liberao (14%), agendamento de consulta (13%) e liberao (11%). Outros encaminhamentos, como atendimento odontolgico e com psiclogo somaram 5%. As queixas de sade mais frequentes apresentadas pelos usurios foram: problemas respiratrios, gastrointestinais, de pele, dor de garganta, solicitao de atestado, de exames e de receita mdica, dor de dente. Concluso: Aps a anlise dos dados encontrados, observou-se que a grande parte dos encaminhamentos dados pela equipe foi para o mdico de referncia, tanto em consultas enviadas diretamente a este como em consultas de usurios que passaram antes pela equipe de enfermagem e aps direcionados ao mdico. Para a enfermagem tambm so encaminhadas grande parte dos usurios que passam pelo acolhimento. Pode-se inferir que o nmero de agendamentos de consultas realizadas no acolhimento um valor subestimado, pois o nmero de consultas disponveis relativamente baixo. Em relao s queixas prestadas pelos usurios, observa-se a necessidade de criao de novos fluxogramas de atendimento para a USPM, estes de acordo com as necessidades de sade da populao local.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;acolhimento, encaminhamentos, queixas</td></tr></table></tr></td></table></body></html>