<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:223-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">223-3</td><td><b>O PROGRAMA DE QUALIFICAO E DESENVOLVIMENTO DO AGENTE COMUNITRIO EM SADE: um estudo de representao social.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marilene Barros de Melo </u> (ESP/MG - Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais) ; Luiz Carlos Brant Carneiro (FUNEDI - Fundao Educacional de Divinpolis) ; Lucas Azevedo de Oliveira (SMS/BH - Secretaria Municipal de Sade de Belo Horizonte) ; Alessandra Patrcia de Souza Santos (ESP/MG - Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A prtica do Agente Comunitrio de Sade (ACS) estabelece-se como profisso na esfera do Sistema nico de Sade (SUS) em 2002 e consolida-se como elemento de articulao entre servios de sade, comunidades e os diversos saberes que mediam essa relao. Suas atividades contribuem para o diagnstico demogrfico de comunidades; promoo de aes educativas; participao da populao nas polticas pblicas e visitas domiciliares. Para fortalecer e aumentar a qualidade de resposta do ACS s demandas e necessidades da populao, o Ministrio da Sade criou o Programa de Qualificao e Desenvolvimento Profissional do ACS. Esse estudo buscou investigar e descrever as percepes, imagens e idias que professores e coordenadores do programa, ACS e moradores adscritos rea de atuao de cada um desses ACS de uma determinada turma, sobre o Programa ofertado pela Escola de Sade Pblica do Estado de Minas Gerais. Metodologicamente, constitui-se como um estudo qualitativo, utilizando-se o grupo focal. Para anlise dos dados, empregou-se a tcnica de Anlise de Contedo, a partir da qual apreendeu-se como categorias: 1- Ampliao da cobertura e do acesso; 2- Escuta privilegiada e legitimao do saber; 3-  empoderamento e profissionalizao. De acordo com os sujeitos investigados o programa favoreceu um processo de ateno sade a uma maior nmero de usurios e facilitou o acesso s unidades de sade de uma maneira mais efetiva. Visto que, viabilizou um direcionamento adequado s aes e servios do SUS. Realaram que no bastava mais um profissional, ele deveria estar mais prximo do cotidiano da comunidade local e com conhecimentos especficos mais bem elaborados, integrados ao ensino-servio. Esta integrao fortalecida pela proposta metodolgica do programa com momentos de concentrao e de disperso. Para os usurios, o programa possibilitou uma abordagem diferenciada por parte dos ACS, que demonstraram uma escuta privilegiada sustentada por um outro  saber , baseado na realidade local, mas subsidiado pelo campo cientfico. Possibilitando uma maior governabilidade na comunidade em que vivem e trabalham, fortalecendo o seu campo de profissionalizao e a mobilidade social. Em sntese, o programa propicia a superao de limites impostos pelas prticas tradicionais, favorece a produo do saber a partir da prtica, a construo de espaos equnimes e a consolidao das polticas de ateno sade vigentes.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Agente Comunitrio de Sade, Qualificao, Representao Social</td></tr></table></tr></td></table></body></html>