9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:222-5



222-5O Curso Ativação em Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde como transformador dos processos de trabalho nos diferentes cenários da atuação no SUS
Autores:Roberta Alvarenga Reis (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Elisangela Maria da Silva (PCR - Prefeitura da Cidade de Recife) ; Jucema Fabricio Vieira (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saude do Rio de Janeiro) ; Juliana Prates Santana (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Luciane Soares de Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Zulmerinda Meira Oliveira (UESB - Universidade Estadual da Bahia) ; Magna Santos Andrade (UESS - Universidade Estadual de Feira de Santana)

Resumo

As diretrizes do SUS lançam reflexão sobre os processos de trabalho com a intenção de transformElos, na medida em que ampliam a compreensão sobre o agir em saúde implicando todos os atores como protagonistas dessas ações. Indiscutivelmente não Etarefa fácil, pois atEhoje Ecomum encontrarmos profissionais e usuários que não se percebem enquanto participantes/construtores do SUS. Tratamos aqui, portanto, de mudança de mentalidade, de novos paradigmas, quase uma revolução. Tal perspectiva estEvinculada ao saber-pensar, refletindo sobre si mesmo, sobre o outro e sobre a realidade que nos cerca. Tomando como referência as concepções contidas no SUS, evidencia-se a urgência do rompimento com velhos paradigmas, mas, para isso, Enecessário que a instituição de saúde esteja alinhada Eproposta educativa em suas dimensões polú‘icas, técnicas e metodológicas. É preciso disponibilizar espaços de discussão diversificados e acesso Einformação que sejam ágeis para formar e transformar. Cabe ressaltar que, também, Epreciso que os atores se sintam verdadeiramente valorizados e reconhecidos como partú€ipes da consolidação do SUS. Como então se daria a composição de uma caixa de ferramentas que, de fato, mediasse a construção de diretrizes que poderiam nos conduzir Eatitudes cidadãs? Observamos que uma das dificuldades se reporta Edefinição de um projeto polú‘ico-pedagógico nas instituições de saúde. Neste sentido, cabe ressaltar que a participação dos profissionais de saúde e educação no curso de Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde permitiu ao grupo, por meio de estratégias de metodologias ativas de aprendizagem aliadas às novas tecnologias relacionadas a educação a distância contribuam no processo de apropriação do conhecimento, refletir sobre as questões da formação básica e permanente, dos processos de trabalhos nos diferentes cenários da universidade e da prática no SUS, seja ela executada enquanto trabalhador da saúde, preceptor ou supervisor de estágio. Imbuúas destas experiências, tanto no serviço de saúde, como no ensino acadêmico que se dão em diferentes localidades de nosso paú, somado ao desejo de ativação de mudanças, nos debruçamos sobre nossas experiências e refletimos acerca do de quais ferramentas poderiam facilitar a educação permanente nos serviços de saúde, contribuindo para uma maior resolutividade de nossas ações.


Palavras-chave:  ativação de mudanças, educaçao permanente, cidadania