9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:222-4



222-4Utilizaçao das redes profissionais na construção de saberes: uma experiência de desenvolvimento de pessoas na SMSDC-RIo
Autores:Jucema Fabricio Vieira (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saude do Rio de Janeiro) ; Jucema Fabricio Vieira (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saude do Rio de Janeiro) ; Monica Melo Haefeli (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saude do Rio de Janeiro) ; Ana Isabel Brum (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saude do Rio de Janeiro) ; Marcia Rendeiro (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saude do Rio de Janeiro) ; Denise Oliveira Santos (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saude do Rio de Janeiro)

Resumo

As relações que se estabelecem no ambiente de trabalho envolvem a diversidade de atores, que têm diferentes visões sobre o mundo e sobre o próprio trabalho. TransformElas requer reconhecimento dessas diferenças e a utilização de ferramentas estratégicas que mediem as mudanças desejadas. Acreditamos que utilizar a internet ou siatemas de rede como suporte para incrementar transformações nos processos de trabalho, apresenta-se como um recurso apropriado na consolidação do SUS. Na SMSDC-Rio, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas inclui as diretrizes da Educação Permanente em Saúde e as tecnologias disponú“eis entre as estratégias que compõem seu planejamento de capacitações. A partir desta perspectiva, iniciamos o projeto de utilização de redes profissionais /sociais e, para tal, optamos por utilizar a Rede Ning. As redes são formas de representação dos relacionamentos afetivos e//ou profissionais dos seres entre si, favorecendo o compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivos em comum. As redes em sua interatividade metodológica impelem os sujeitos a se deslocarem do lugar de receptores de conteúdos para o compartilhamento de informações, isto E os impulsionam Ebusca em conjunto das soluções, o que facilita o entrosamento nas relações e as construções coletivas. O ambiente on-line aguça a análise crú‘ica, a argumentação e a reflexão, ampliando as possibilidades de interação nos processos de trabalho em equipe. Imbuúas destas possibilidades oferecidas por esta ferramenta interativa criamos quatro redes: Gentileza gera Gentileza, Redeconhecimento, Telemedicina e Serviço Social na Saúde. A primeira visa integração entre os profissionais envolvidos com gestão de pessoas da SMSDC. A Redeconhecimento discute sobre os conteúdos e metodologias das capacitações oferecidas a ESF. A rede Telemedicina Eo espaço facilitador para que os envolvidos na proposta de segunda opinião Edistancia acompanhem, discutam, aprofundem e corrijam rotas das ações. A rede Serviço Social na Saúde propõe espaço de comunição, discussão e aproximação entre os profissionais desta categoria. Defendemos que o compartilhamento dos conhecimentos, assim como as experiencias previas são fundamentais na assunção da responsabilidade sobre a construção do próprio saber, promovendo a autonomia e a consciencia crú‘ica. Este Eo motor propulsor na constituição de sujeitos-cidadãos.


Palavras-chave:  desenvolvimento de pessoas, gestao publica, redes de trabalho