9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:222-2



222-2ANÁLISE DESCRITIVA DO PROJETO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SMSDC-RIO
Autores:Jucema Fabricio Vieira (SMSDC-RIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEI) ; Monica Haefeli (SMSDC-RIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEI) ; Denise Oliveira Lopes dos Santos (SMSDC-RIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEI) ; Ana Izabel Brum (SMSDC-RIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEI)

Resumo

As diretrizes do SUS lançam reflexão sobre os processos de trabalho com a intenção de transformá-los, na medida em que ampliam a compreensão sobre o agir em saúde implicando profissioanis de saúde, gestores e controle social como protagonistas dessas ações. Indiscutivelmente não é tarefa fácil, pois até hoje é comum encontrarmos profissionais que não se percebem como participantes/construtores do SUS. É preciso disponibilizar espaços de discussão diversificados e acesso à informação que sejam ágeis para formar e transformar. Cabe ressaltar que tambem é preciso que os atores se sintam verdadeiramente valorizados e reconhecidos como partícipes da consolidação do SUS. Tratamos aqui, portanto, de mudança de mentalidade, de novos paradigmas, quase uma revolução... já que transformar as práticas profissionais está vinculado ao saber-pensar, refletindo sobre si mesmo, sobre o outro e sobre a realidade que nos cerca. Como levar o sujeito à reflexão, à implicação com seus atos e à transformação, se não socializarmos o conhecimento, se não houver reconhecimento institucional dos espaços de trocas e construções que incluam todos os envolvidos?Acreditamos que a utilização da internet ou sistemas de rede apresentam-se como recursos apropriados para a construção dos processos de transformação no cenário SUS. Nossa proposta de utilizar a ferramente de Educação a Distância para a Educação Permanente em Saúde na SMSDC-RIO, valoriza a metodologia construtivista, se valendo da prática concreta cotidiana do agir em saúde dos profissionais para a construção das situações-problema. Estrategicamente optamos pela utilização das metodologias ativas, ou seja, a ‘problematização’ e a ‘aprendizagem baseada em problemas’ para mediar as construções coletivas necessárias à integralidade, universalidade, eqüidade e a incorporação de novos saberes e práticas.


Palavras-chave:  EDUCAÇÃO A DISTANCIA, EDUCAÇÃO PERMANENTE, METODOLOGIAS ATIVAS