<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:222-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">222-2</td><td><b>ANLISE DESCRITIVA DO PROJETO DE EDUCAO A DISTANCIA COMO FERRAMENTA PARA EDUCAO PERMANENTE NA SMSDC-RIO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Jucema Fabricio Vieira </u> (SMSDC-RIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEI) ; Monica Haefeli (SMSDC-RIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEI) ; Denise Oliveira Lopes dos Santos (SMSDC-RIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEI) ; Ana Izabel Brum (SMSDC-RIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEI) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>As diretrizes do SUS lanam reflexo sobre os processos de trabalho com a inteno de transform-los, na medida em que ampliam a compreenso sobre o agir em sade implicando profissioanis de sade, gestores e controle social como protagonistas dessas aes. Indiscutivelmente no tarefa fcil, pois at hoje comum encontrarmos profissionais que no se percebem como participantes/construtores do SUS. preciso disponibilizar espaos de discusso diversificados e acesso informao que sejam geis para formar e transformar. Cabe ressaltar que tambem preciso que os atores se sintam verdadeiramente valorizados e reconhecidos como partcipes da consolidao do SUS. Tratamos aqui, portanto, de mudana de mentalidade, de novos paradigmas, quase uma revoluo... j que transformar as prticas profissionais est vinculado ao saber-pensar, refletindo sobre si mesmo, sobre o outro e sobre a realidade que nos cerca. Como levar o sujeito reflexo, implicao com seus atos e transformao, se no socializarmos o conhecimento, se no houver reconhecimento institucional dos espaos de trocas e construes que incluam todos os envolvidos?Acreditamos que a utilizao da internet ou sistemas de rede apresentam-se como recursos apropriados para a construo dos processos de transformao no cenrio SUS. Nossa proposta de utilizar a ferramente de Educao a Distncia para a Educao Permanente em Sade na SMSDC-RIO, valoriza a metodologia construtivista, se valendo da prtica concreta cotidiana do agir em sade dos profissionais para a construo das situaes-problema. Estrategicamente optamos pela utilizao das metodologias ativas, ou seja, a  problematizao e a  aprendizagem baseada em problemas para mediar as construes coletivas necessrias integralidade, universalidade, eqidade e a incorporao de novos saberes e prticas. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;EDUCAO A DISTANCIA, EDUCAO PERMANENTE, METODOLOGIAS ATIVAS</td></tr></table></tr></td></table></body></html>