9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:221-3


Poster (Painel)
221-3Os Desafios para Implantação de um Grupo de Educação em Saúde para Diabéticos e Hipertensos em uma Equipe de Saúde da Família
Autores:Giliane Guerin (MURIALDO - Centro de Saúde Escola - MurialdoUBSF HERDEIROS - Unidades Básica de Saúde da Família Herdeiros) ; Cátia Cilene Zambrano Lara (UBSF HERDEIROS - Unidades Básica de Saúde da Família Herdeiros) ; Cristiane Ribas (MURIALDO - Centro de Saúde Escola - MurialdoUBSF HERDEIROS - Unidades Básica de Saúde da Família Herdeiros) ; Dioneli Reis da Fonseca (MURIALDO - Centro de Saúde Escola - MurialdoUBSF HERDEIROS - Unidades Básica de Saúde da Família Herdeiros) ; Emmanuelle Capra (MURIALDO - Centro de Saúde Escola - MurialdoUBSF HERDEIROS - Unidades Básica de Saúde da Família Herdeiros) ; Waleska Antunes da Porciuncula Pereira (MURIALDO - Centro de Saúde Escola - Murialdo)

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabete Mellitus (DM), são doenças crônicas e degenerativas, que atingem um número consideravelmente alto da população mundial e têm acometido cada vez mais pessoas jovens e crianças. São doenças de etiologia múltipla, e, infelizmente, as maiorias das pessoas portadoras dessas doenças não estão cientes dos riscos de saúde iminentes. Baseado nestas informações surgiu à necessidade de se criar um grupo de discussão na Unidade de Saúde da Vila dos Herdeiros, para sensibilizar os portadores de HAS e DM e seus familiares quanto ao avanço das doenças, possíveis causas e tratamento. Entendemos que somente com a orientação necessária os portadores destas doenças poderão compreender a melhor forma de conviver com as mesmas e manter uma vida com qualidade e bem estar. A proposta do grupo surgiu após a inserção dos residentes da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul na Estratégia de Saúde da Família da Vila dos Herdeiros, no bairro Agronomia, no município de Porto Alegre, e foi exposta em Reunião de Equipe aos próprios integrantes da equipe de Saúde da Unidade. A partir da adesão dos demais profissionais da equipe, iniciou-se o amadurecimento da idéia do Grupo. O objetivo do Grupo intitulado “HiperDia” é realizar ações de educação em saúde com usuários diabéticos e hipertensos dessa Unidade de Saúde, por meio da troca de experiências e vivências tendo como meta a promoção de saúde e do auto-cuidado, além do estimulo à adesão ao tratamento e adoção de hábitos saudáveis de vida. Para a implantação do grupo “HiperDia”, iniciou-se um levantamento do número de Hipertensos e Diabéticos cadastrados na Unidade e, através de cartazes, feito o chamamento dos pacientes ao primeiro encontro. Realizamos uma palestra inicial esclarecendo o que é Hipertensão e o que é Diabetes, e a partir disso, trabalhamos esses dois agravos paralelamente. Com a progressão dos encontros, os temas abordados são expandidos, conforme sugestões dos próprios pacientes.Em cada encontro é aferida a Pressão Arterial Sistêmica em todos os presentes, para que possamos acompanhar a progressão do paciente frente ao tratamento. Criou-se assim, um espaço onde o paciente pode tirar suas dúvidas com calma, numa linguagem simples e de fácil compreensão, e dividir com os demais as suas dificuldades e alegrias.


Palavras-chave:  Equipe Multiprofissional, Grupo, Hipertensão e Diabetes