9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:216-2



216-2Saúde, cidadania e qualidade de vida: cooperativas populares de trabalho como espaços de produção de novos conhecimentos e práticas
Autores:Maria Lúcia Teixeira Machado (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Márcia Niituma Ogata (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Karina Rumi de Moura (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Tamara Toyota (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Daiana Laurenci Orth (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Experiências subjetivas de saúde e doença ganham diferentes significados e sentidos em diferentes épocas, regiões e grupos sociais em que se inscrevem. Ao referir-se à situação de saúde no sentido de totalidade que requer mudanças, abre-se possibilidade de discussão da prática social que deve dar conta dessa realidade. Optou-se por desenvolver este projeto em Cooperativa Popular de Trabalho por se constituir espaço privilegiado de atuação, devido às facilidades no processo de comunicação e interação, para o desenvolvimento de ações que visam a promoção da saúde e consequente valorização e melhora da qualidade de vida desses sujeitos. O objetivo era proporcionar aos alunos, a realização de atividades educativas em saúde, em novo cenário de aprendizagem, propiciando aos cooperados espaços de reflexão sobre temas relacionados à alimentação saudável, mudanças de hábitos, alimentos funcionais, remédios naturais, segurança alimentar e nutricional, qualidade de vida e trabalho, lazer e meios de comunicação. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O trabalho foi desenvolvido junto a COOPERLIMP, cooperativa de serviços de limpeza localizada em São Carlos-SP, apoiada pelo Departamento de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e pela Incubadora Regional de Cooperativas Populares da UFSCar/SP. Um programa de atividades participativas foi planejado, implementado e avaliado, a partir da busca do conhecimento prévio dos sujeitos, em abordagem educacional utilizando referencial da Educação Popular em Saúde, determinante para estimular os sujeitos a refletirem sobre temas e sua relação na vida cotidiana. O desenvolvimento se deu com participação de alunos e docentes do Curso de Graduação em Enfermagem/UFSCar, que perceberam a vinculação dos conceitos de saúde e qualidade de vida com cotidiano de indivíduos. EFEITOS ALCANÇADOS: Alunos identificaram a importância do convívio com grupos sociais, que possibilitou reflexões sobre saúde e cidadania, encorajando-os para o cuidado com a própria saúde e para sua participação social na defesa de direitos coletivos na saúde. Construiu-se de forma articulada com a população, conhecimentos e práticas potencialmente capazes de propiciar melhores condições de trabalho, saúde, cidadania e qualidade de vida. RECOMENDAÇÕES: Que sejam proporcionadas mais experiências em cenários de aprendizagem integrados, que gerem intercâmbios efetivos entre Universidade e sociedade.


Palavras-chave:  Saúde, Cidadania, Qualidade de Vida