9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:213-2


Poster (Painel)
213-2ESTRATÉGIAS DE INTEGRALIDADE NAS PRÁTICAS CLÍNICAS EM SAÚDE COLETIVA
Autores:Raquel Oliveira (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Geisa dos Santos Luz (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Andrea Cristina Souza (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Lais Stocco Buzzo (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA)

Resumo

A integralidade não pode ser tranformada apenas em conceito, mas sim em uma pratica do cuidado que trata da valorização da vida, do respeito ao outro e das diferenças entre os seres humanos. Contudo ainda as Instituições de Ensino de Enfermagem encontram dificuldades de operacionalizar esse conceito, e promover a aproximação da teoria e da pratica. Desse modo as praticas clinicas não são apenas lugar para aplicar conhecimentos, mas local privilegiado para desenvolver a identidade profissional, para detectar problemas proprios da profissão, refletir e tomar decisões. Devido a necessidade da formação de enfermeiros voltados para a realidade do Sistema Unico de Saúde (SUS)o projeto partiu da convicção de que a experiencia humana somente pode ser definida por quem a vive e que o contexto influencia de modo decisivo, resultando na construção de um juízo em relação ao fenomeno experenciado. Diante disso propusemos em forma de projeto uma estratégia para as praticas clinicas da disciplina Enfermagem em saúde coletiva, ministrada no 2º ano do curso do Cesumar- Maringá-PR. Com base na integralidade das ações propusemos as atividades da disciplina centradas nos quatro eixos do SUS: gestão, educação, assitencia e controle social. Para efetivar a proposta construimos tambem a disciplinas sob os eixos e elaboramos um roteiro detalhado para pratica clinica, utilizando a metodologia do arco de Maguerez. Para o levantamento de problemas utilizamos como referencial o instrumento 4 da Avaliação de Melhoria de qualidade da Estratégia Saúde da Familia(AMQ). Após a identificação dos problemas, discussão e seleção de prioridades, os academicos eram divididos em duplas para o estabelecimento de ações/intervenções em parceria com a equipe de saúde. A metodologia provocou nos alunos reflexão e ação, promoveu integração teoria e pratica e maior integração com a equipe da Unidade Basica de Saúde. Mostrando assim um efetivo instrumento de integração escola-serviço-comunidade que deve ser constantemente avaliado e apriomorado.


Palavras-chave:  ENFERMAGEM EM SAUDE PÚBLICA, ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM