<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:213-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">213-2</td><td><b>ESTRATGIAS DE INTEGRALIDADE NAS PRTICAS CLNICAS EM SADE COLETIVA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Raquel Oliveira </u> (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Geisa dos Santos Luz (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Andrea Cristina Souza (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Lais Stocco Buzzo (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A integralidade no pode ser tranformada apenas em conceito, mas sim em uma pratica do cuidado que trata da valorizao da vida, do respeito ao outro e das diferenas entre os seres humanos. Contudo ainda as Instituies de Ensino de Enfermagem encontram dificuldades de operacionalizar esse conceito, e promover a aproximao da teoria e da pratica. Desse modo as praticas clinicas no so apenas lugar para aplicar conhecimentos, mas local privilegiado para desenvolver a identidade profissional, para detectar problemas proprios da profisso, refletir e tomar decises. Devido a necessidade da formao de enfermeiros voltados para a realidade do Sistema Unico de Sade (SUS)o projeto partiu da convico de que a experiencia humana somente pode ser definida por quem a vive e que o contexto influencia de modo decisivo, resultando na construo de um juzo em relao ao fenomeno experenciado. Diante disso propusemos em forma de projeto uma estratgia para as praticas clinicas da disciplina Enfermagem em sade coletiva, ministrada no 2 ano do curso do Cesumar- Maring-PR. Com base na integralidade das aes propusemos as atividades da disciplina centradas nos quatro eixos do SUS: gesto, educao, assitencia e controle social. Para efetivar a proposta construimos tambem a disciplinas sob os eixos e elaboramos um roteiro detalhado para pratica clinica, utilizando a metodologia do arco de Maguerez. Para o levantamento de problemas utilizamos como referencial o instrumento 4 da Avaliao de Melhoria de qualidade da Estratgia Sade da Familia(AMQ). Aps a identificao dos problemas, discusso e seleo de prioridades, os academicos eram divididos em duplas para o estabelecimento de aes/intervenes em parceria com a equipe de sade. A metodologia provocou nos alunos reflexo e ao, promoveu integrao teoria e pratica e maior integrao com a equipe da Unidade Basica de Sade. Mostrando assim um efetivo instrumento de integrao escola-servio-comunidade que deve ser constantemente avaliado e apriomorado.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ENFERMAGEM EM SAUDE PBLICA, ENFERMAGEM, EDUCAO EM ENFERMAGEM</td></tr></table></tr></td></table></body></html>