Poster (Painel)
213-1 | NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE: A EXPERIENCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR | Autores: | Raquel Oliveira (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Maria Luciana Botti (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Geisa Luz (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Maria Fernanda do Prado (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) ; Kelly Luz (CESUMAR - CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA) |
Resumo O trabalho do Nucleo Docente Estruturante (NDE) tem sido um desafio para as Instituições Privadas de Ensino, no que diz respeito a qualificação e manutenção do corpo docente e uma efitiva metodologia de trabalho. O NDE é o orgão consultivo responsavel pela formulaçao do Projeto Pedagógico do Curso, sua operacionalização e desenvolvimento. As diretrizes para o trabalho do NDE propostas pelo Ministerio da Educação, estabelecem apenas sua composição e atribuições, que num olhar mais atento, se confunde com o Colegiado de Curso. Na obrigatoriedade de sua existencia, procuramos literatura disponivel para sua operacionalização e nos deparamos com a escassez de material para nortear nossa pratica. O trabalho do NDE no Curso de Enfermagem iniciou-se no final de 2008 como medida saneadora para reestruturação do Curso. Os desafios logo apareceram devido a falta de enfermeiros doutores disponivel para atuar no curso, no entanto o trabalho foi iniciado com o grupo de professors existentes no curso mesmo estando aquem das diretrizes preconizadas pelo MEC. As reuniões foram realizadas semanalmente, em parceira com o Colegiado do curso, devido ao numero de professores e no intuito de integrar o corpo docente, as discussões eram sistematizadas, bem como as avaliações, ao mesmo tempo em que deliberavamos e operacionalizavamos as ações. Os resultados obtidos foram além do esperado, provocando a integração dos corpo docente e a construção coletiva do curso. Levando-nos a considerar que não basta apenas compor o NDE, cumprindo uma exigencia classificatoria do MEC, é necessário antes de tudo valorizar o trabalho coletivo do corpo docente e o estabelecimento de metodologias de trabalho estratégicas, bem como efetivar uma politica de manutenção do corpo docente nas instituições particulares para efetivação do trabalho do NDE. Palavras-chave: EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, DOCENTES DE ENFERMAGEM, ESCOLAS DE ENFERMAGEM |