9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:212-2



212-2VIGILÂNCIA À SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO/SERVIÇO/COMUNIDADE PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL.
Autores:André Jorge Maia de Sousa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Jonaldo André da Costa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Magda Nascimento Medeiros de Sousa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Daiane Cristina Souza Silva (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Fernanda Oliveira de Azevêdo (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Nadjane Siqueira Vieira de Oliveira (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Danilo Nunes Costa E Costa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Carlito Lopes Nascimento Sobrinho (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA)

Resumo

Caracterização do problema: Durante o processo de Planejamento e Programação Local em Saúde desenvolvido entre professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), população e equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Novo Horizonte, Feira de Santana-BA, identificou-se a Hipertensão Arterial (HA) como problema prioritário devido a elevada prevalência e aos custos médicos e sócioeconômicos decorrentes de suas complicações. Decidiu-se pela realização de práticas com o objetivo de capacitar os estudantes em habilidades e conhecimentos de educação e comunicação em saúde; informar a população sobre fatores de risco, conseqüências e formas de controle da HA; detectar suspeitos de HA, indivíduos com pressão arterial sistólica (PAS) ≥ 140mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) ≥ 90mmHg, entre indivíduos com idade ≥ 18 anos e encaminhá-los à USF. Descrição da experiência: Inicialmente, a prática foi planejada entre estudantes, professor e equipe da USF. Os estudantes elaboraram um folder contendo informações sobre HA, um formulário para coletar dados e passaram por treinamento teórico e prático sobre a técnica de aferição da pressão arterial. Realizou-se uma visita de territorialização na qual os estudantes, acompanhados pelo agente comunitário de saúde (ACS), conheceram a área onde seria realizada a prática. O trabalho desenvolveu-se a partir de visitas domiciliares nas quais os estudantes acompanhados por um ACS, professor e monitor, realizaram entrevistas, aferição da pressão arterial, entregaram o folder e passaram orientações. Efeitos Alcançados: A prática revelou-se original e criativa, permitindo aprendizado mútuo estudantes/população com a superação do obstáculo da transmissão de informações técnico-científicas de forma clara e compreensível. Foram entrevistadas 177 pessoas entre dezembro de 2008 e setembro de 2009, encontrou-se uma prevalência de 36,7% (65) de indivíduos com a PAS ≥ 140mmHg e/ou PAD ≥ 90 mmHg, entre os indivíduos com idade ≥ 40 anos a prevalência sobe para 48,9 %. Após a identificação dos indivíduos suspeitos de HA, os mesmos foram encaminhados à USF, para confirmação diagnóstica e acompanhamento. Recomendações: Os dados apontam para necessidade de ações voltadas para o enfrentamento da HA, em especial entre indivíduos com idade ≥ 40 anos. Os resultados alcançados estimulam os docentes a continuarem investindo em práticas pedagógicas voltadas para promoção da saúde.


Palavras-chave:  Comunidade, Hipertensão Arterial Sistêmica, Unidade Saúde da familia