9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:212-1


Poster (Painel)
212-1INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO PARA DESCRIÇÃO DA PREVALÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS E BEBEDORES PROBLEMA NA COMUNIDADE.
Autores:André Jorge Maia de Sousa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Magda Nascimento Medeiros de Sousa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Samilly Silva Miranda (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Tamires de Fátima Carneiro Pereira (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Lorena Silva Araújo (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Jonaldo André da Costa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Marina Vieira Silva (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Carlito Lopes Nascimento Sobrinho. (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA)

Resumo

Caracterização do problema: Transtornos Mentais Comuns (TMC) é uma expressão utilizada para designar sintomas tais como: insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, dificuldade de concentração e queixas somáticas. Da mesma forma que os TMC, alcoolismo constitui um problema de saúde pública e apresenta impactos econômicos relevantes em função das demandas geradas aos serviços de saúde. Fruto da parceria entre Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e equipe do Programa de Saúde da Família do bairro George Américo, Feira de Santana-BA decidiu-se realizar um estudo epidemiológico descritivo com o objetivo caracterizar a situação de TMC e bebedores problema em uma micro-área do bairro. Descrição da Experiência: A atividade desenvolvida faz parte da disciplina Saúde e Comunidade oferecida pelo Departamento de Saúde da UEFS. A coleta de dados desenvolveu-se através de visitas domiciliares nas quais estudantes, supervisionados por professor, monitor e agente comunitário de saúde, realizaram entrevistas utilizando um formulário. Constava no instrumento de coleta de dados: (a) questões relativas às variáveis sócio-demográficas e hábitos de vida; (b) o SRQ-20, instrumento recomendado pela OMS para o rastreamento de TMC, considerou-se casos suspeitos de TMC 7 ou mais repostas “sim”; e (c) o teste CAGE utilizado para rastreamento de bebedores problema, considerando-se como ponto de corte 2 respostas “sim” . A população estudada foi composta por indivíduos com idade ≥ 18 anos que consentiram participar do estudo após a leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Efeitos alcançados: A prática mostrou-se relevante na medida em que: O contato com a comunidade permitiu aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e atitudes de comunicação, possibilitou o desenvolvimento do raciocínio epidemiológico e despertou o interesse para o conhecimento na área de saúde mental. Foram entrevistadas 73 pessoas sendo. A prevalência de Transtornos Mentais Comuns detectados por meio do SRQ-20 foi de 30,1%(22). No que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas, 20.5%(15) referiram fazer consumo e desses 20%(3) foram positivos ao teste CAGE. Os dados obtidos foram repassados a USF. Recomendações: Os resultados apontam para necessidade de ações voltadas para a saúde mental no nível primário e estimulam a continuidade das atividades desenvolvidas com a implementação de práticas educativas direcionadas a prevenção dos TMC e alcoolismo.


Palavras-chave:  CAGE, TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS, PREVALÊNCIA