9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:211-4



211-4Experiências e desafios permanentes para a formação na graduação: a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão como estratégia
Autores:Tainá Adrielle Pereira Pinto (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Camila Neumaier Alves (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Susan Bublitz (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Danilo Bertazzo Ribeiro (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Roger Rodrigues Peres (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Karine Eliel Stumm (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Rodrigo Marques da Silva (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Laís Antunes Wilhelm (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Silvana Cruz da Silva (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Carolina Carbonell Santos (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Caroline Bolzan Ilha (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Renata de Moura Bubadué (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Camila Nunes Barreto (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Lúcia Beatriz Ressel (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Introdução: A cada dia o mercado de trabalho seleciona profissionais com habilidades interrelacionais mais desenvolvidas, como por exemplo, em relação à capacidade de criatividade, versatilidade, flexibilidade, habilidade comunicativa, pensamento proativo, e não somente atendendo apenas a formação técnica. Neste sentido, o Programa de Educação Tutorial (PET), do Ministério de Educação, objetiva proporcionar aos alunos de graduação uma formação integral, com vista ao desenvolvimento pedagógico, ético, social e cultural estimulando a formação de valores para a construção de cidadania, formando profissionais diferenciados dentro da suas áreas. Este programa é baseado na orientação tutorial, por um professor, de alunos bolsistas e não bolsistas.Objetivos: O presente relato objetiva expor algumas atividades realizadas pelo Grupo PET Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresentar sua relevância e envolvimento junto à comunidade acadêmica.Método: Foram analisadas algumas ações desempenhadas pelo Grupo PET Enfermagem, para avaliar a importância das mesmas no âmbito da formação acadêmica e cidadã dos acadêmicos do Curso de Enfermagem desta universidade.Resultados: As ações analisadas foram o Socializa PET, o Projeto Pró-Canecas, o projeto Universitar, o Lamparim, o PET Leitura, o CinePET, o projeto da Calourada, o Superinterpet e o Projeto Adolescer. Todas estas atividades e projetos são planejados ao longo do ano, e recebem aderência dos acadêmicos petianos no sentido de oportunizar ações que envolvam a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão.Considerações Finais: A filosofia do PET atua no sentido de uma formação crítica, humanitária e cidadã dos discentes, e contempla a indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão como estratégia de qualificação desta formação. Assim, o cuidado em saúde, promovido por meio das ações integradas propiciam transformações no modo de pensar e fazer de cada acadêmico envolvido nesta experiência, renovando a todo instante o compromisso político e social dos petianos.


Palavras-chave:  EducaçãoTutorial, Enfermagem, Indissociabilidade Ensino,/Pesquisa/Exte