Poster (Painel)
211-2 | Grupo de Cuidadores em Unidade de Internação Pediátrica
| Autores: | Tainá Adrielle Pereira Pinto (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Eliane Tatsch Neves (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Barbara Andres (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Valéria Regina Gais Severo (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Fernanda Portela Pereira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) |
Resumo Introdução: Trata-se do relato de atividades desenvolvidas em um projeto de extensão intitulado:“Educação em saúde com familiares e cuidadores de crianças e adolescentes hospitalizados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)”,que vem acontecendo no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), desde o segundo semestre de 2008.Objetivo: Desenvolver atividades de educação em saúde com familiares/cuidadores de crianças e adolescentes hospitalizados em Unidade de Internação Pediátrica (UIP) e Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP) de um hospital de ensino.Metodologia: A metodologia está fundamentada nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. Relato e discussão da prática desenvolvida: Durante o desenvolvimento dos encontros foram desenvolvidas diferentes temáticas de acordo com a demanda dos participantes. Assim, em cada encontro uma temática foi predominante, sendo que dentre os objetivos do projeto pretende-se facilitar a aproximação entre os familiares e cuidadores, promovendo a integração com a equipe de saúde além da troca de experiências eles, essa é uma meta que tem sido buscada. No Brasil, a partir do da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (BRASIL, 2008) em 1991, uma nova proposta para o atendimento a esta clientela é desencadeada, com a permanência de um acompanhante em tempo integral para as crianças e adolescentes hospitalizados. Em função deste processo de mudança na forma de cuidar em pediatria, cabe às instituições de ensino a revisão de seus currículos e de estratégias de ensino para a formação dos futuros profissionais para esse tipo de abordagem centrado não apenas na criança mas também na família (VERNIER & DALL’AGNOL, 2004; FERNANDES, ANDRAUS & MUNARI, 2006). Assim, é fundamental compreender a família como mediadora da criança/adolescente no hospital.Considerações Finais Dessa forma, essa prática de extensão tem apresentado excelentes resultados, segundo avaliação dos envolvidos. Assim, pretende-se contribuir para a assistência no desenvolvimento de atividades de educação em saúde, enfocando questões básicas relacionadas a saúde da criança e do adolescente bem como a saúde mental dos familiares/cuidadores.Para o ensino e a pesquisa na área da saúde da criança, adolescente e família, também, compartilhando conhecimentos científicos com os familiares/cuidadores, visando que os mesmos se tornem multiplicadores desses conhecimentos na comunidade de onde procedem. Palavras-chave: Cuidadores, Educação em Saúde, Encontros |