9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:209-1


Poster (Painel)
209-1ABORDAGEM INTERDICISPLINAR SOB A FORMA DE ATIVIDADES GRUPAIS: UMA FERRAMENTA DE TRABALHO NO INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO.
Autores:Marcele Peretto (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; Camila Irigonhé Ramos (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; Fernanda Brenner Morés (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo

Durante o período de inserção e adaptação das discentes de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, os trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), do município de Porto Alegre/RS, expressaram dificuldades em relação a continuidade de um grupo de educação em saúde para o incentivo ao aleitamento materno, do qual faziam parte. A principal dificuldade relatada tratava-se da permanência das usuárias nos encontros até que seus bebês completassem seis meses de vida, período que o Ministério da Saúde preconiza a manutenção do aleitamento materno exclusivo. Diante disso, as residentes de enfermagem, nutrição e serviço social firmaram uma parceria para inovar a proposta de realização desse grupo, visando aumentar a adesão ao mesmo. Sendo assim, iniciou-se a construção de um projeto de intervenção objetivando promover a saúde integral da díade mãe-bebê, considerando também a família no processo de aleitamento materno. A sensibilização para a participação do grupo ocorreu através de convites customizados e cartazes afixados na UBS. Ainda, realizou-se contato telefônico às mães e familiares de bebês com até seis meses de idade, cadastrados na Unidade. Na medida em que os primeiros encontros foram se desenvolvendo, as temáticas e atividades foram sendo construídas com base nas necessidades referidas pelas usuárias, e de acordo com as etapas do desenvolvimento dos lactentes. Evidenciou-se, através da participação contínua das usuárias, que a nova proposta de grupo, através de uma abordagem interdisciplinar, vem atingindo os objetivos almejados - tanto por parte dos profissionais quanto das residentes.


Palavras-chave:  aleitamento materno, atividades grupais, equipe interdisciplinar