9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:208-3



208-3A ENFERMAGEM FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NAS AÇÕES EM SAÚDE DE FORMA CONJUNTA COM A EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores:Liane Colliselli (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Keli Navarini da Silva (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Maykler Cristiane Vanzin (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Poliana Weber (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Debora Marmith (SMS - Secretaria da Saúde de Chapecó)

Resumo

Introdução: Decorrente do processo de democratização, as primeiras transformações dos serviços de saúde ocorreram na década de 1980, com o movimento da Reforma Sanitária, a oitava Conferência de Saúde e a Constituição Brasileira de 1988. A população garantiu mediante políticas sociais e econômicas, a redução do risco de doença e de agravos, acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde visando à promoção, proteção e recuperação da saúde. Complementando, a Lei nº 8.142/90 garante a participação da comunidade na gestão do Sistema único de Saúde – SUS, enquanto a Portaria Nº 648/ 2006, responsabiliza os integrantes das equipes da Estratégia Saúde da Família - ESF a mobilizar a população e a fortalecer a participação da comunidade, na perspectiva de identificar e planejar ações relacionadas à saúde, focando a realidade local. Processo este, ainda em construção. Neste sentido, o Objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, se propõe a fortalecer ações visando à participação da comunidade da área de abrangência de um Centro de Saúde da Família no município de Chapecó – SC. Metodologia: O relato se refere ao TCC (em execução) do curso de Enfermagem da UNOCHAPECÓ (projeto Pró-Saúde). São promovidos encontros com grupos diversificados da comunidade, dentre eles: Escolares, grupos que desenvolvem atividades no Centro Social, funcionários do Centro de Convivência do Idoso, Conselheiros Locais de Saúde e a equipe da ESF. Com cada grupo são realizadas três oficinas educativas. Na primeira abordamos o conceito de saúde, no segundo, a participação social, e no terceiro serão construídas propostas de intervenção na perspectiva da promoção da saúde. Resultados: Esperamos fortalecer a participação do indivíduo, família e comunidade no cuidado a saúde, construindo propostas que vem ao encontro da promoção de saúde, a partir da realidade local. Conclusão: Consideramos que a participação social na gestão das políticas de saúde ainda é um processo em construção. Esperamos que nosso TCC fortaleça a participação da comunidade, contribua na identificação de situações de vulnerabilidade, viabilize possibilidades de parcerias e auxilie no planejamento de ações de promoção a saúde. Enquanto acadêmicas do curso de Enfermagem compreendemos que as atividades desenvolvidas pelos profissionais da equipe de saúde com a comunidade devem ser fortalecidas para garantir o controle social previsto no Pacto de Gestão do Sistema Único de Saúde.


Palavras-chave:  Participação Social, Interação Ensino–Serviço, Educação em Saúde