9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:208-1


Poster (Painel)
208-1A ENFERMAGEM CONTRIBUINDO COM O FORTALECIMENTO DA REDE DE APOIO PARA A PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NO MUNICÍPIO DE TRINDADE DO SUL - RS
Autores:Liane Colliselli (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Ana Cláudia Ferrão (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Luana Agnoletto (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Luciane Delarmelin (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

Resumo

INTRODUÇÃO: Para a Organização Mundial da Saúde, o leite materno é o alimento ideal para o lactente, promove suas exigências nutricionais, fisiológicas e imunológicas, garantindo adequado crescimento e desenvolvimento, sendo desnecessário qualquer outro alimento no primeiro semestre, período em que permanece em aleitamento materno exclusivo fortalecendo o vínculo mãe/filho. Neste contexto, a participação da Rede de Apoio é essencial para promover o aleitamento materno em seus aspectos biológicos, sociais, psicológicas e culturais, garantindo suporte adequado à mãe, assistindo-a de forma holística. OBJETIVOS: Promover o Aleitamento Materno através de ações de Enfermagem voltadas ao fortalecimento da Rede de Apoio, no município de Trindade do Sul – RS. MÉTODO: Prática Assistencial, vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem e Pró-Saúde, desenvolvida no 1º semestre de 2009. Envolveu 29 gestantes (destas, 12 em período puerperal ao final da prática), companheiro/a, família, profissionais de saúde da Rede de Atenção Básica e Hospitalar e demais segmentos sociais, onde as estratégias e ações visaram à promoção da amamentação. Quanto aos aspectos éticos, respeitamos o proposto pela Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS: As atividades desenvolvidas no período contemplaram visitas domiciliares, consultas de enfermagem, reestruturação do grupo de gestantes, envolvimento da equipe da Estratégia Saúde da Família, Programa Primeira Infância Melhor e Assistência Social. Houve acompanhamento das acadêmicas durante os períodos clínicos do parto, garantindo a amamentação na 1ª hora pós nascimento. Realizamos oficinas educativas com as equipes multiprofissionais sobre a importância da amamentação e o fortalecimento do Sistema de Referência e Contra Referência. Estruturamos a Sala de Amamentação, elaboramos Cartilha Educativa, uso da mídia e orientações à sociedade quanto ao seu papel nesse contexto, aumentando os índices de Aleitamento Materno Exclusivo no município. CONCLUSÃO: Esta Prática Assistencial qualificou nosso processo de formação acadêmica e fortaleceu a relação ensino-serviço-comunidade, mostrando a importância da participação/influência da Rede de Apoio promovendo a Amamentação através do desenvolvimento de estratégias e ações intersetoriais, multi/interdiciplinares para promoção da saúde e qualidade de vida.


Palavras-chave:  Aleitamento Materno, Educação em Enfermagem, Promoção da Saúde