9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:207-1


Poster (Painel)
207-1SAÚDE E EDUCAÇÃO UNIDAS PARA PROMOVER SAÚDE NA COMUNIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTÃO-RS
Autores:Simone Hess (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Luiz Fernando Silva Bilibio (UCS - Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

Escolas podem caracterizar-se por um espaço onde a saúde de todos os membros de sua comunidade, sejam professores, funcionários e familiares, além dos próprios estudantes, pode ser promovida. Através do curso de especialização “Gestão Participativa Políticas Públicas de Saúde”, cada aluno elaborou um Projeto de Intervenção dentro da proposta pedagógica dessa pós-graduação, a qual originou um conjunto de intervenções. O objetivo do projeto presente foi promover saúde e hábitos de vida saudáveis através da integração da saúde e da educação em uma escola municipal de educação infantil da cidade de Portão-RS. Isso ocorreu com encontros da comunidade escolar com profissionais de saúde e rodas de conversas frequentes para discutir necessidades relativas à saúde e prevenção de doenças. Também, dentro dessa proposta, realizaram-se trabalhos educativos e lúdicos dentro da sala de aula com as crianças. As merendeiras da escola também participaram do processo em função de sua importante interação com os alunos. Além do mais, estabeleceu-se um sistema de referência para atendimentos de casos, procurando sempre fazer alianças entre a escola, a família e o setor público, visto que a função das escolas não se limita aos aspectos preventivos. Conseguiram-se muitas melhorias em prevenção de doenças e maior conscientização com as ações executadas. Observa-se que, apesar das tentativas de alguns profissionais da saúde, existe grande dificuldade em reverter o modelo atual de assistência, modelo curativista individualizado, para uma proposta de trabalho em que as ações e atividades estão voltadas para o sujeito e o contexto em que ele está inserido. Desta forma, a assistência fica centrada no atendimento à demanda espontânea e torna-se difícil construir uma aproximação individual e coletiva entre profissionais e usuários, que permita aos primeiros identificar as reais necessidades daqueles que os procuram. Além do mais, esse trabalho para ser melhorado, apenas será possível quando dentro da própria escola acontecer interações setoriais, ampliando os limites convencionais do setor educação, atingindo o maior número possível de setores sociais.


Palavras-chave:  educação, escola, saúde